Plantão

Adolescentes mortos em confronto com a BM, em Caxias, ostentavam armas em redes sociais

Menores de 14 e 17 anos morreram durante o tiroteio no bairro Cruzeiro

Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM
Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM

Dois adolescentes foram os mortos em um confronto com policiais do 4° Batalhão de Choque da Brigada Militar (4° Bpchq) na noite de terça-feira (21) no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul. Os menores, um de 14 e outro de 17 anos de idade, estavam em um apartamento alvo de ação dos PMs na Zona Leste da cidade por volta das 22h15min. Os nomes não foram divulgados até o momento.

De acordo com a Brigada Militar (BM), os PMs receberam uma denúncia anônima de que haveria venda de drogas em um apartamento em um prédio localizado na Rua José Bonifácio. Ao chegarem no local os agentes foram recebidos a tiros e revidaram. Os dois indivíduos morreram na hora. Nenhum policial ficou ferido.

A área onde houve o confronto foi isolada até o término dos trabalhos do Instituto Geral de Perícias (IGP) e Polícia Civil. Moradores do local e vizinhos relataram ter escutado cerca de oito disparos de arma de fogo durante o tiroteio.

Em princípio, duas pistolas, munições, drogas, dinheiro e colete balístico foram apreendidos no apartamento.

Armas em redes sociais
Logo após o confronto e a confirmação das mortes dos adolescentes, fotos de, pelo menos, um dos menores ostentando uma pistola foram divulgadas em grupos de WhatsApp. Há a suspeita de que ambos fossem integrantes de uma facção criminosa atuante na Serra Gaúcha. O adolescente de 17 anos teria cometido diversos atos infracionais análogos a furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo a pedestre, receptação de veículo, entre outros.

Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM

Por volta das 10h30min desta quarta-feira (22), a Brigada Militar confirmou o material apreendido e a suspeita dos adolescentes integrarem a facção “Bala Na Cara”, inclusive com possível participação em atos infracionais contra a vida (homicídio). Imagens também foram divulgadas pela polícia. No local foram apreendidos R$1.190,00, celulares, balança de precisão, 145g de maconha, toucas ninjas, rádio comunicador HT, colete balístico, duas pistolas calibre 380 com carregadores sobressalente e 211 munições de diferentes calibres.