Cidades

Vendas do comércio sobem 5% neste fim de ano em Farroupilha

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

O comércio farroupilhense teve um acréscimo de aproximadamente 5% nas vendas neste final de ano de 2019. O comparativo é feito com base no desemprenho do setor em 2018 e levando em conta as compras realizadas no mês de dezembro. A venda de eletrônicos, como televisores, smartphones e vídeo-games auxiliaram a puxar o número para cima, além de uma maior responsabilidade por parte do consumidos na hora de gastar o seu dinheiro.

Conforme o vice-presidente do Sindilojas de Farroupilha, Jorge Varela, o aporte do 13º salário e a liberação do saque do FGTS pelo Governo Federal, também foram responsáveis pelo crescimento nas vendas de final de ano.

“Os eletrônicos puxaram a frente, mas o setor calçadista e o de confecções também sentiram o aquecimento nas vendas. Estamos otimistas para que em 2020 a economia siga firme e em ritmo de crescimento. Desde o ano mais forte da crise, lá em 2013, este foi o melhor Natal e a tendência é que isso que se mantenha nos próximos meses com a perspectiva de juros mais baixos”, disse.

Um ponto que foi fortalecido neste último mês foi o das contratações temporárias. Conforme Varela, no Rio Grande do Sul, foram mais de 103 mil postos abertos. A expectativa é de que ao menos 40% destas pessoas sejam efetivadas.

Outra mudança está no comportamento dos consumidores. Dados apontam uma maior responsabilidade no momento das compras. Quem vai ao comércio está gastando apenas conforme a sua necessidade e condição de pagamento. As vendas no cartão de crédito representam cerca de 50% dos pagamentos realizados, já em dinheiro vivo, a fatia é de 30%. O crediário, antes muito usado, representa apenas 20% das vendas.