Caxias do Sul

Câmara de Vereadores e prefeitura estudam mudanças no Fiesporte para 2018

Encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 1º (Foto: Clever Moreira/Divulgação)
Encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 1º (Foto: Clever Moreira/Divulgação)

Representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura e Desporto, Lazer e Turismo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul iniciaram a discussão sobre possíveis alterações no Fiesporte para o ano de 2018. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 1º.

Encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 1º (Foto: Clever Moreira/Divulgação)

A principal mudança está na verba destinada aos projetos de alto rendimento. A Smel pretende extinguir o repasse para essa modalidade, porque ela contemplaria poucos projetos. A ideia da administração municipal é que a divisão dos recursos passe a ser de 35% para educacional/social, 20% para eventos e 45% para rendimentos. O recurso de alto rendimento seria distribuído entre as outras três manifestações.

A comissão parlamentar, por outro lado, propôs que o alto rendimento não fique de fora, mas que tenha 5%, restando 35% para educacional/social, 15% para eventos e 45% para rendimento. O Legislativo também defende que o recurso que hoje é para alto rendimento seja redistribuído entre as outras três manifestações.

Atualmente, os recursos do Fiesporte são destinados em 25% para manifestações educacional/social, 20% para eventos, 25% para rendimento e 30% para alto rendimento.

O Fiesporte 2018 está em fase de planejamento e discussões, para depois ser apresentado pelo Executivo à Câmara Municipal em forma de projeto de lei. Após ser analisada pela Casa, a proposta dependerá de aprovação em plenário.