Bento Gonçalves

Pesquisa divulgada pelo Procon mostra que preços da Ceia subiram 4,17% em Bento

O Procon alerta que o consumidor deve efetuar uma cuidadosa pesquisa de preço, avaliando sempre a relação preço e qualidade

(Foto: Reprodução/ GettyImages/Guia da Cozinha/Divulgação)
(Foto: Reprodução/ GettyImages/Guia da Cozinha/Divulgação)

A consulta foi realizada em seis supermercados do Município com o objetivo de estimular o consumidor a procurar o menor valor. Foram analisados 23 itens de diferentes marcas de aves natalinas, bacalhau, pernil, peru, panetones, entre outros.

A pesquisa se torna uma grande aliada para o consumidor que tem a intenção de economizar no preparo da ceia, já que as variações entre menor e maior preço gera uma grande economia no bolso do consumidor.

O valor médio da Ceia no Natal de 2018 era de R$153,17, já no ano de 2019 o valor médio da Ceia de Natal pesquisado é de R$159,56. Comparando os dois anos houve um aumento de um percentual de 4,17% de um ano para outro.

Dicas ao consumidor

O Procon alerta que o consumidor deve efetuar uma cuidadosa pesquisa de preço, avaliando sempre a relação preço e qualidade. Também deve ficar atento às informações contidas nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação.

Recomenda-se planejar o cardápio, listando os alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo. Isso ajuda a evitar compras desnecessárias e por impulso.

O Procon lembra também que a legislação brasileira permite a diferenciação de preços entre pagamentos à vista e a prazo, além das compras em dinheiro, cheque e cartão.