Caxias do Sul

Promotoria de Caxias denuncia casal por tentativa de homicídio de criança de quatro meses

Denúncia relata que a vítima foi agredida, verbal e fisicamente, desde os primeiros dias de vida

(foto: divulgação/mp)
(foto: divulgação/mp)

A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Caxias do Sul encaminhou à 1ª Vara Criminal do município denúncia contra uma mulher e seu companheiro, acusados de tentar matar um bebê de apenas quatro meses. A criança é filha da mulher. A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça Alexandre Salim nesta quarta-feira (18). Ambos os réus são acusados pelo crime de homicídio qualificado pelo motivo torpe e pelo meio cruel (asfixia e tortura). O homem foi denunciado, ainda, por ter registrado o filho de outra pessoa (art. 242 do Código Penal).

A denúncia relata que a vítima foi agredida, verbal e fisicamente, desde os primeiros dias de vida. A investigação apontou que a criança era comumente maltratada, xingada e agredida pelo casal. No dia 17 de outubro, o bebê foi atendido no Hospital Geral pela manhã e, sem apresentar lesões aparentes, foi socorrido e liberado. No mesmo dia, no período da tarde, a criança necessitou de novo atendimento médico-hospitalar, quando foram constatadas marcas de esganadura no pescoço, rompimento de costelas e do antebraço esquerdo, além de outros hematomas e escoriações pelo rosto.

A perícia fez referência à chamada “síndrome da criança espancada” e atestou escoriações em regiões submandibulares, equimose arroxeada próxima à orelha esquerda, lesões traumáticas nas costas, fratura em antebraço esquerdo e tentativa de esganadura. De acordo com a perícia, o bebê foi vítima de tortura e sofreu perigo de vida. Após o crime, foi decretada a prisão preventiva dos réus e a criança encaminhada a um abrigo da cidade.

Relembre o caso

Na manhã do dia 30 de novembro, a Polícia Civil por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Caxias do Sul, cumpriu dois mandados de prisão temporária, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul.

Segundo a delegada Thais Norah Sartori Postiglione Peteffi, a investigação se iniciou no dia 26 do mesmo mês, quando se teve notícia de possível crime de maus-tratos contra um bebê de quatro meses, fato ocorrido em 17 de outubro, a qual ficou internada por 21 dias, na UTI do Hospital Geral, com 17 costelas quebradas, um braço quebrado e marcas de esganadura no pescoço e que depois foi colocada em situação de abrigamento em um abrigo da cidade.

“Após a ciência da ocorrência, determinou-se instauração de Inquérito Policial por Tentativa de Homicídio Qualificado e passou-se a proceder oitivas, interrogatório e diligências. A mãe da vítima foi detida no abrigo em que a vítima está e o seu ex-companheiro, que registrou a vítima em seu nome, foi detido na sua casa”, disse a delegada.