Caxias do Sul

Procon Caxias lança 3ª edição da Campanha Fiscalizatória Contra Golpes Financeiros

Jornal “Idoso em Ação” foi criado para divulgar nova campanha que se estende até 31 de março de 2020

(foto: divulgação/procon)
(foto: divulgação/procon)

O lançamento da 3ª edição da Campanha Fiscalizatória Contra Golpes Financeiros promovida pelo Procon Caxias do Sul ocorreu nesta segunda-feira (16), no saguão da Prefeitura de Caxias do Sul. A terceira edição da campanha, que acontece desde 2017, conta com o jornal “Idoso em Ação”, elaborado com o objetivo prioritário de ser mais um mecanismo de prevenção voltado aos idosos quanto aos golpes aplicados por instituições financeiras. A ação participativa se estenderá até 31 de março do ano que vem.

Participaram da solenidade representantes da Coordenadoria do Idoso, Fundação de Assistência Social (FAS), Associação de Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul (AAPOPECS), membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (Comdecon) e público em geral. O Coordenador do Procon, Luiz Fernando Del Rio Horn, apresentou a nova Campanha de Fiscalização Contra Golpes e destacou a importância da ação para a comunidade.

“O Procon Caxias do Sul esteve comprometido nos últimos anos com a proteção e a defesa do consumidor idoso, no que diz respeito à violência doméstica institucionalizada praticada pelas financeiras, que são autorizadas pelo Banco Central. Estas financeiras convencem e manipulam o consumidor idoso para conseguir lucrar em cima de uma tristeza deste público hipervulnerável. O Procon, neste ano, lança a 3ª Campanha Contra os Golpes Financeiros e pede o auxílio à população, especialmente à população consumidora idosa para que até o dia 31 de março de 2020 compareça ao órgão trazendo todas as informações possíveis sobre as ofertas praticadas por essas financeiras”, resumiu.

Luiz Fernando também reitera que as pessoas devem guardar e salvar contato e nomes das pessoas que ofereceram, quais dados pessoais do consumidor informaram ter, que outras propostas atreladas foram oferecidas, além da listagem de ligações e mensagens destas financeiras. “A participação da população é fundamental para que o Procon possa aplicar as devidas multas e também intervir nesses casos, enquanto o Banco Central não toma as devidas providências”, destacou.

A 3ª edição da campanha, focada nos idosos, é contra as financeiras que se valem das fragilidades dos consumidores idosos para impor produtos e serviços e obter lucro fácil. O objetivo é alertar a população idosa envolvendo crédito consignado, empréstimos, ofertas abusivas e orientar a denunciar esses crimes, combinado a ações de fiscalização. Por meio deste jornal, o Procon convida o consumidor idoso a ajudar na fiscalização, guardando todas as informações e documentos recebidos das financeiras.

Os interessados podem ter acesso ao jornal impresso “Idoso em Ação” no Procon, na FAS, nos Centros de Referência de Assistência Social, nos serviços de convivência, na Associação de Clube de Mães de Caxias do Sul, na Associação Jesus Senhor, nos 21 grupos do Conviver, no Centro Dia, na União das Associações de Bairros (UAB), na AAPOPECS e no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).