Brasil

Assembleia Legislativa concede Medalha do Mérito Farroupilha a Cônsul italiano

Assembleia Legislativa concede Medalha do Mérito Farroupilha a Cônsul italiano
Cônsul italiano é o oitavo estrangeiro a receber a honraria (Foto: Ronaldo Quadrado, AL/divulgação)

O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, se tornou o primeiro cidadão italiano a receber a honraria máxima do Parlamento rio-grandense, a Medalha do Mérito Farroupilha. A solenidade de entrega, por proposição do deputado João Reinelli (PV), ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 30, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.

Occhipinti disse que se sentia muito emocionado, gratificado e honrado ao receber a distinção. “Sendo o primeiro cônsul de carreira de qualquer país creditado no RS e o primeiro cidadão italiano a receber a Medalha ao Mérito Farroupilha (a máxima distinção outorgada pelo Poder Legislativo do Rio Grande do Sul a pessoas que contribuíram no desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado), acredito que esta outorga seja motivo de orgulho, também, para o meu país”, destacou.

Todos os que me conhecem”, ressaltou o homenageado, “sabem que acredito que os descendentes de Italianos no RS constituem inestimável capital humano, que a Itália precisa valorizar por meio do reconhecimento da cidadania”.

Por conta disso, destacou, em 2014 a Câmara de Comércio Italiana no Rio Grande do Sul (CCIRS) estabeleceu-se junto à sede do consulado-geral. Como resultado, sinergias entre o setor público e privado renderam frutos que levaram a um aumento também no número de sócios da entidade, que eram de 21, para os atuais 200. Este conjunto, prosseguiu o cônsul-geral, contribui para reforçar os laços econômicos e culturais entre o Rio Grande do Sul e a Itália, bem como entre Brasil e Europa. “Em 2017, o consulado-geral da Itália em Porto Alegre está alcançando recordes históricos, tanto em termos de reconhecimento de cidadania, como de emissão de passaportes”, enalteceu.

Occhipinti destacou a necessidade de fortalecer os laços entre os dois países. “Temos laços de sangue muito profundos e margens enormes para reforçar parcerias de promoção econômica e cultural entre os dois países. A nossa tarefa é uma tarefa muito difícil. É trabalhar em parceria para reforçar esses laços, porque é uma maneira de contribuir com o crescimento da economia, do PIB e de gerar mais oportunidades de trabalho para os povos gaúcho, italiano, brasileiro e europeu”, afirmou.

Na sua manifestação, o deputado Reinelli ressaltou que a entrega de uma medalha ou de uma honraria é sempre um momento “de reconhecer o trabalho realizado por alguém. Alguém que fez a diferença à comunidade em que está inserido, alguém que se esforçou para melhorar uma realidade, alguém que foi além do que lhe é atribuído”, acrescentou.

Entregamos a Medalha do Mérito Farroupilha ao atual cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, pelo seu trabalho de excelência na aproximação entre as culturas italiana e rio-grandense; por aprimorar a prestação de serviço consular na Capital gaúcha e por promover o estreitamento da relação bilateral entre Brasil e Itália”, destacou o deputado.

As ações estratégicas desenvolvidas, disse João Reinelli, contribuem para alargar os laços econômico-financeiros entre as partes. “Reforça a união cultural de italianos e gaúchos, que veem suas histórias entrelaçadas desde o século 19. No RS, estima-se, vivem cerca de três milhões de oriundi – descendentes de origem italiana, que estão distribuídos em mais de uma centena de cidades. Estamos repletos de italianidade”, festejou.

*reportagem e fotos de Artur Cipriani