Caxias do Sul

Estudo aponta Caxias do Sul como a cidade mais limpa do RS e a 5ª no Brasil

Em 2016, Caxias ocupou as mesmas posições no levantamento (Foto: Maicon Rech)
Em 2016, Caxias ocupou as mesmas posições no levantamento (Foto: Maicon Rech)

A publicação do Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu) apresentou, mais uma vez, Caxias do Sul como a mais limpa do Rio Grande do Sul e 5ª em todo o Brasil entre as cidades com mais de 250 mil habitantes. Confira o levantamento completo clicando aqui. 

Atrás apenas de Maringá (PR), Niterói (RJ), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ), Caxias teve índice de 0,727. A pontuação é estabelecida por uma nota entre 0 e 1 para avaliar o nível de limpeza de uma cidade com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Em 2016, Caxias ocupou as mesmas posições no levantamento (Foto: Maicon Rech)

A capital Porto Alegre em 8º lugar e Santa Maria na 20ª posição, são as úncias três cidades gaúchas no Top 20 do levantamento nacional. Quando a lista relaciona as cidades com mais de 100 mil habitantes, Bento Gonçalves ficou em 1º lugar, com pontuação de 0,769.

O resultado é uma análise de diversos fatores, como: gestão de recursos, engajamento, impacto no meio ambiente e sustentabilidade financeira.

O estudo foi realizado em mais de 3,5 mil cidades brasileiras e mostrou que os municípios de Santa Catarina e Paraná obtiveram o melhor desempenho, em média.

O Islu utiliza a mesma metodologia do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na criação do índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ele visa auxiliar a gestão pública dos resíduos, trazer conhecimento à sociedade e acumular dados técnicos e sociais sobre os resíduos sólidos urbanos no país.