Caxias do Sul

Motoristas de Uber em Caxias protestam contra projeto de regulamentação federal

Mobilização reuniu cerca de 450 motoristas em Caxias (Foto: Maicon Rech)
Mobilização reuniu cerca de 450 motoristas em Caxias (Foto: Maicon Rech)

Cerca de 450 motoristas vinculados ao Uber protestaram na manhã desta segunda-feira, dia 30, em Caxias do Sul. Como parte de uma mobilização que ocorre em todo país contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2017 que regulamenta e dá providências aos trabalhadores, a manifestação percorreu algumas das principais vias da cidade e causou transtornos no trânsito.

Mobilização reuniu cerca de 450 motoristas em Caxias (Foto: Maicon Rech)

Os condutores saíram dos Pavilhões da Festa da Uva às 9h15min. A partir daí, desceram a Ludovico Cavinatto e ingressaram na Avenida Rubem Bento Alves. No Cinquentenário II, foram da Avenida Júlio de Castilhos até à Teixeira Mendes. Após entrarem na Avenida Itália, percorreram toda extensão da Sinimbú até à BR-116, retornando depois pela Os 18 do Forte, Dr. Montaury, Dom José Barea e finalizando ao lado da prefeitura, na rua Alfredo Chaves.

De acordo com Eduardo Grudiek, diretor da Associação dos Motoristas Privados (AMP) de Caxias do Sul, os motoristas querem a regulamentação do serviço de transporte por aplicativos, mas não como o governo está propondo.

“Nós não somos contra a regulamentação, mas da forma que está, está totalmente equivocada. Placa vermelha, por exemplo, vamos virar uma concessão igual ao táxi e isso para nós é inviável. Vai aumentar as tarifas, prejudicar tudo. Muita gente vai acabar desistindo do trabalho e o transporte vai ser prejudicado aqui na cidade”, salienta Grudiek.

O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em abril e determina que esse tipo de serviço deve seguir uma série de exigências, entre as quais:

Vistorias periódicas nos veículos
Idade mínima para os condutores
“Ficha Limpa” para os motoristas
Adoção de placas vermelhas nos veículos
Licença específica para o veículo rodar

A mobilização nacional reúne motoristas do Uber, Cabify e 99. O Senado deve votar o projeto nesta terça-feira, dia 31.

Vídeo de parte da mobilização em Caxias do Sul