Agro Rural

Antigas bancas de jornal, em Caxias, começam ser utilizadas para venda de produtos coloniais

Comercialização dos produtos começou nesta sexta-feira (6)

(foto: divulgação/prefeitura)
(foto: divulgação/prefeitura)

A comunidade de Caxias do Sul poderá adquirir produtos de agroindústrias locais como queijos, salames, pães e sucos em um ponto fixo na Praça Dante Alighieri e também ao lado da UPA Central 24h a partir desta sexta-feira (6). Os pontos ocupam a estrutura das antigas bancas de jornais e revistas. Para a prefeitura, agora os espaços estão sendo utilizados corretamente, pois “anteriormente os espaços públicos eram utilizados por particulares sem qualquer amparo legal”.

A administração municipal alterou a lei da Feira do Agricultor com o intuito de valorizar a produção local e fomentar o setor, além de beneficiar a comunidade por meio da compra direta do produtor. A medida foi planejada tendo em vista que Caxias do sul possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola de todo o Rio Grande do Sul.

A prefeitura informou que o horário de funcionamento ainda está em fase de testes por parte da Smapa e dos produtores. O espaço físico é de gestão da Secretaria da Agricultura, já a parte de operacionalização e logística fica a cargo dos comerciantes. Todos os agricultores devidamente legalizados podem disponibilizar seus produtos nesses locais.

(foto: mauro teixeira/rscom)

Nova utilidade

No mês de setembro, a prefeitura de Caxias do Sul havia afirmado o interesse em ocupar os locais para o comércio da agroindústria local. Já as antigas bancas de jornal foram desativadas e os proprietários foram despejados no mês de julho com a alegação que não havia nenhuma espécie de contrato com a administração municipal para ocupar o local.