Criado em 2012, o projeto Farroupilha levando o Natal aonde o Papai Noel normalmente não passa, irá atender, em 2019, cerca de 5,500 crianças da periferia e do interior da cidade. O projeto começou com o intuito de arrecadar 500 brinquedos para serem distribuídos, porém, naquele ano, foram recebidas mais de mil unidades. A partir disso, o projeto cresceu, se estruturou e hoje funciona como uma corrente do bem, distribuindo alegria, felicidade e solidariedade.
São atendidas crianças de 0 a 10 anos de idades de bairros como o Industrial, o núcleo da Sfan, Vila Esperança, a Aldeia Pon Nonh Mag, dos índios Kaingang, além de comunidades do interior. Elas recebem kits que são preparados por cerca de 15 voluntários com as doações recebidas. Neste ano, a projeção é receber mais de 30 mil brinquedos, que passam por uma triagem, lavagem, separação, concerto e são embalados para serem entregues.
Um dos organizadores do projeto, Henrique Piccoli, explica que todas as crianças são cadastradas em um trabalho de parceria com pastorais e igrejas das comunidades. Elas recebem um vale-presente para trocarem pelo brinquedo que é entregue pelo Papai Noel e pelos Duendes Ajudantes. Neste ano, a entrega será nos dias 21 e 22 de dezembro.
Piccoli falou sobre o sentimento da entrega que não mudou em oito anos.
“A entrega é o momento de colher esse fruto que plantamos. É um prazer que não dá para explicar ver a alegria, o sorriso das crianças. O abraço, o muito obrigado. As crianças nos tem como heróis para elas e isso paga qualquer esforço que passamos nestes meses de preparação. Eu faço um agradecimento a toda a comunidade de Farroupilha e ao empresariado que tem ajudado no projeto, além de convidar a todos para participar do dia da entrega. É uma festa muito bonita”, disse.
Ele ainda ressalta que o movimento não tem qualquer cunho político e que também não recebe doações em dinheiro. Apenas brinquedos e alimentos são recolhidos. As doações podem ser feitas até o dia 18 deste mês, nos mais de 100 pontos de coleta espalhados pela cidade ou na Casa do Papai Noel, que fica na Rua Tiradentes, número 45, no centro da cidade.