Caxias do Sul

Mais de mil pessoas se mobilizam nas atividades do Mês da Consciência Negra em Caxias

Ao longo de novembro foram realizados cine debates, rodas de conversa, palestras e diversos eventos culturais

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), promoveu atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra. Com o tema “A força da diversidade”, de 05 a 30 de novembro a programação consistiu em cine debates, rodas de conversa, palestras e diversos eventos culturais, visando à reflexão e à celebração da força da pluralidade social e cultural. Mais de mil pessoas se envolveram e se engajaram nos eventos.

A solenidade de abertura, que ocorreu no Centro Administrativo, reuniu no bate-papo “A força da diversidade” a pedagoga Joelma Rosa Couto, a servidora Maria Elenir de Oliveiro Anselmo, o empresário Leonardo Santos e a estudante Jamile Santos, trazendo experiências vividas por cada um enquanto negros em Caxias do Sul. Alunos da escola municipal Érico Veríssimo fizeram uma apresentação cultural de danças africanas.

Destaque ainda para cine debate “Rompendo as barreiras da discriminação racial”, com exibição do filme “Corra!”, que reuniu mais de 70 pessoas na Sala de Cinema do Centro de Cultura Ordovás. Já a escola estadual Olga Maria Kayser recebeu um círculo de construção de paz sobre a temática do mês com a participação de mais de 160 pessoas.

O Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) foi celebrado com música, dança e rodas de capoeira no I Sarau Cultural: Protagonismo Negro, realizado na Fluência Casa Hip Hop. O evento recebeu alunos da escola municipal Ruben Bento Alves, integrantes do Instituto Tulipa, de Porto Alegre, artistas e pessoas da comunidade.

Realizada pela primeira vez, a Jornada da Saúde da População Negra incentivou a discussão e a reflexão a respeito da saúde deste público com palestras, espaço para esclarecimentos de dúvidas e apresentações de hip hop e marakatu. O evento recebeu 200 pessoas.