Brasil

Incêndios na Chapada dos Veadeiros começam a ser controlados

Incêndios na Chapada dos Veadeiros começam a ser controlados
Focos de incêndio ainda existem, mas começam a ser controlados (Foto: Flavia Davies, ICMBIO/divulgação)

O fogo que destruiu parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros começou a ser controlado, de acordo com o Instituto Chico Mendes, responsável pela área. As chamas ainda existem, mas devem ser completamente apagadas em até três dias.

Uma força tarefa formada por servidores do Instituto, Ibama, Bombeiros do DF e Goiás, Polícia Rodoviária Federal, Grupo Ambientalista do Torto e voluntários trabalharam no combate às chamas. A Força Aérea Brasileira também colaborou na luta contra o fogo com aeronaves que despejavam água nas regiões das serras do Santana e do Ministro.

O incêndio, que é o maior da história do Parque, destruiu mais de 60 mil hectares, aproximadamente 25% do total da área.

A suspeita, de acordo com o Instituto Chico Mendes, é de que o incêndio tenha sido criminoso. Isso porque o início dele, no dia 10 de outubro, já não correspondia ao período de incêndios naturais. Os focos dispersos das chamas também reforçam a suspeita. Para evitar que novos incêndios ocorram, a Polícia Militar de Goiás está fazendo rondas pela área.

A Polícia Civil de Goiás está investigando o caso, mas é possível que a Polícia Federal assuma as investigações. Caso seja identificado um autor do crime, ele poderá receber uma multa de R$ 5 mil por hectare queimado, de acordo com a administração do Parque.