Comportamento

Greve dos professores tem apenas escolas com adesão parcial em Caxias

Se o governo receber os professores, o ato se encerra (Foto: Maicon Rech)
Se o governo receber os professores, o ato se encerra (Foto: Maicon Rech)

A greve dos professores de Caxias do Sul não tem mais escolas totalmente paralisadas. Conforme levantamento divulgado nesta terça-feira, dia 24, pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul – Cpers, são 35 colégios da cidade com greve parcial. O mesmo acontece em Farroupilha (3), Nova Petrópolis (3) e São Marcos (4).

Na segunda-feira, professores em greve trancaram o acesso à 4ª CRE  (Foto: Maicon Rech)

Desde a última segunda-feira, dia 23, a 4ª Coordenadoria Regional de Educação realiza a transferência de estudantes de escolas afetadas pela greve para outras que não registram paralisação. A medida vale para alunos do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio. A 4ª CRE recebe pais de estudantes interessados em efetuar a troca na sede da coordenadoria, na Avenida Júlio de Castilhos, 4.020, no bairro Cinquentenário.

De outro lado, os professores condicionam a volta ao trabalho à retirada de projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa e que são considerados prejudiciais à categoria. Além disso, os professores pedem o fim do congelamento de salários e do parcelamento de salários da categoria.

Na sexta-feira, dia 27, o Núcleo do Cpers em Caxias vai realizar uma assembleia para definir os rumos da paralisação.