Cultura

Última noite do MDBF reuniu mais de 4,5 mil pessoas em Caxias do Sul

O MDBF 2020 já tem data. Nos dias 19, 20 e 21 de novembro o Largo da Estação Férrea de Caxias do Sul se transforma, pela 13ª vez, na Cidade do Blues.

Foto: Daniela Xu/Divulgação
Foto: Daniela Xu/Divulgação

O último dia 12º Mississippi Delta Blues Festival, na noite deste sábado (23), reuniu cerca de 4,5 mil pessoas, que se despediram da edição que teve como tema o Mardi Gras de New Orleans. Apesar do frio, o público se aqueceu com um lineup que reuniu mais de 15 atrações.

No Creole Moon Stage, a famosa “Casinha”, Bob Stroger, acompanhado da banda catarinense The Headcutters, agitou o público em dois shows. Aos 80 anos, o ícone do MDBF continua emocionando a plateia e pulsando blues. “Meu nome é Bob do Blues e eu vim de Chicago para cantar pra vocês”, cantarolou. Toyo Bagoso, idealizador do festival e gaitista, também participou do show e embalou a plateia.

A banda Marcial Cristóvão de Mendoza fez uma participação no show de Luciano Leães e The Big Chiefs, que abriu o principal palco do Festival, o NOLA Stage. A espectadora carioca Elisa Hoeppner se mudou para Caxias há dois anos e sempre gostou muito de blues. “Espero que nunca deixem de fazer esse evento, eu sinto muita falta de mais festivais como esse na cidade. O fato de ser aberto para crianças é um diferencial”, comenta.

Diretamente do Mississippi, Keith Johnson, “The Prince of the Delta Blues”, contagiou a plateia com seus solos de guitarra e sua voz potente. Sobrinho-neto de Muddy Waters, Johnson desceu do palco para circular em meio ao público e transformou a atmosfera do show.

O chileno Victor Calderón veio pela primeira vez a Caxias. Amante do blues, ficou sabendo do Festival enquanto visitava Porto Alegre e decidiu que não perderia a oportunidade. “A expectativa é escutar muito blues e ver como fica a mistura com a musicalidade brasileira, que acho muito bonita”, comenta.

Uma das atrações mais esperadas da noite, Diunna Greenleaf (TX/USA) encerrou a programação do NOLA Stage. Com sua forte presença e simpatia, a texana encantou o público ao interpretar músicas autorais.