Teve inicio nesta segunda-feira, dia 23, a Semana de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, em Farroupilha. O objetivo é alertar sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito, antes do período mais chuvoso do ano, já que o Aedes aegypti é responsável por transmitir várias doenças, entre elas a dengue, a zika e a chikungunya.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, prepara uma serie de atividades afim de alertar a população sobre a importância de combater mosquito já antes do verão. Os Agentes de Combate às Endemias prepararam uma peça teatral chamada “Combate ao Aedes aegypti é um dever de todos”, que irá orientar e ensinar cerca de 650 crianças de Escolas de Educação Infantil a eliminar os criadouros dos mosquitos em suas residências.
Conforma a Secretária de Saúde, a Vigilância Epidemiológica mantém os trabalhos de delimitação, visitas domiciliares e acompanhamento de pontos estratégicos e armadilhas para mosquitos durante todo o ano. Também são mantidas anualmente as campanhas de conscientização sobre a transmissão de doença e o monitoramento do inseto por meio do Programa de Combate à Dengue.
Confira algumas dicas para evitar a proliferação do mosquido:
– Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;
– Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;
– Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
– Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;
– Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez;
– Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;