Cidades

VÍDEO: Com obras em ritmo lento, ERS-122 segue sem previsão de liberação

Detonações devem ocorrer somente na sexta-feira

VÍDEO: Com obras em ritmo lento, ERS-122 segue sem previsão de liberação

Após 17 dias da queda de barreira no Km 43 da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, equipes da Encopav, empresa contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), seguem trabalhando no local. Nesta quinta-feira (21), as obras se concentravam no nivelamento da encosta superior do paredão, de mais de 25 metros, para que uma perfuratriz possa começar o trabalho de perfuração da rocha que receberá as detonações, possivelmente durante a tarde da sexta-feira (21). Com isso, segue sem uma previsão de quando o trânsito será liberado no trecho.

A perfuratriz e o compressor, que deveriam ter chegado ao local no começo da tarde da quarta-feira (20), foram levadas até as proximidades da encosta apenas no final do dia. Uma escavadeira faz o trabalho de retirada do material para criar estabilidade para o maquinário, que ainda ficará presa a cabos ligados a outra máquina para dar sustentação.

Após isso, irá começar a perfuração das rochas. Serão cerca de 14 metros onde serão abertas as passagens para os explosivos. Após isso, espera-se que as rochas se soltem do talude para que as equipes que estão na rodovia realizem o trabalho de quebra e retirada do material.

Conforme o setor de engenharia da autarquia, o trabalho é delicado e demorado, já que as equipes prezam pela segurança dos trabalhadores. Durante a última semana, foram registrados três pequenos deslizamentos. O trabalho agora é feito para evitar novos casos.

Como alguns condutores tem furado os bloqueios, principalmente a noite, uma barreira de pedras foi feita nas duas extremidades de onde há o deslizamento para impedir o trânsito. Além disso, há cones posicionados em pelo menos três pontos ao longo da rodovia.

Quem precisa se dirigir até Porto Alegre e região Metropolitana, deve usar ou a BR-116 em caxias do Sul, ou seguir pela RSC-453, até Garibaldi e acessar a ERS-446, até São Vendelino. A VRS-826, que passa por Alto Feliz, tem o trânsito liberado apenas para carros de passeio e ônibus intermunicipais.