Comportamento

Empresário Luciano Hang, da Havan, é condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha

)
(Foto: reprodução/redes sociais)

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (18) no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. O deputado Sérgio Turra (PP) foi o proponente da homenagem.

Ao saudar o homenageado, o deputado Sérgio Turra destacou suas características de ousadia e posicionamento fortes. Turra relatou que o estado já tem quatro lojas da Havan em funcionamento: Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Santa Maria, e até o final deste ano deverão ser inauguradas mais três: Viamão, Ijuí e Pelotas. Para 2020, estão previstas mais 11: Rio Grande, Canela, Canoas, Erechim, Gravataí, Guaíba, Capão da Canoa, Esteio, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Lajeado. Ao todo, o plano envolve a abertura de 60 operações no RS. “Isso sem contar a construção de quatro pequenas centrais hidrelétricas, com investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 400 milhões”.

O deputado apontou que a crise que o estado atravessa deve servir para análise crítica e evolução. “Já passou da hora de superarmos aquela visão anacrônica que coloca o Estado como protagonista da economia”, declarou, considerando que o estado deve ser protagonista de reformas como as que estão sendo propostas em nível federal e estadual, e desta forma devolvendo a autonomia aos empreendedores e trabalhadores.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento dizendo que a medalha simboliza dois dos valores que melhor representam o povo gaúcho: a coragem e a fé. “Coragem para agir apesar das intimidações, das adversidades, dos obstáculos; e fé como esperança inabalável no trabalho, no esforço do homem e nos propósitos de Deus”.

Representando a Mesa Diretora, a vice-presidente da AL, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), assinalou que o empresário, mais que investimentos, estaria trazendo ânimo e motivação de empreender. “Não queremos mais ser um estado difícil para os empreendedores. Temos que facilitar, agilizar. Acreditem no Rio Grande! Com a força do povo gaúcho faremos as transformações!”, encorajou a parlamentar.

O homenageado manifestou-se após o deputado Turra e fez um relato da sua trajetória empresarial no RS. Luciano Hang registrou que devia sua entrada no estado ao presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse, e ao ex-governador José Ivo Sartori, que o convenceram a acreditar que seria possível voltar a investir aqui. “Considerava o estado o mais burocrático do País. No tempo do PT, nada era possível. Fiquei dez anos aguardando a liberação de quatro pequenas centrais hidrelétricas. Quando a secretária Ana Pellini (secretária do Meio Ambiente do governo Sartori) me ligou informando da liberação das obras, fiquei muito feliz. E prometi que construiria 50 lojas no estado”.