Cidades

VÍDEO: Após uma semana, ERS-122 segue bloqueada e sem previsão de liberação do trânsito

Trabalhos de detonação das pedras devem começar nesta terça-feira

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Uma semana após a queda de barreira, no Km 45 da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, a pista segue bloqueada e ainda não há uma previsão, por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), da liberação parcial ou total da rodovia aos condutores. Na manhã desta segunda-feira (11), a reportagem do Portal Leouve esteve no local e conferiu como estão os trabalhos de remoção das rochas, que chegam a pesar 2 mil toneladas, e da vegetação que deslizou na madrugada do dia 4 de novembro.

Equipes da empresa Encopav, contratada pelo Daer para executar os trabalhos, construíram uma rampa, de aproximadamente 20 metros de extensão para que uma máquina, equipada com um martelete, possa subir até o ponto mais alto das pedras, o que representa cerca de 8 metros, para que se possa começar o trabalho de quebra das rochas de cima para baixo. Também estão previstos trabalhos de perfuração das rochas para que detonações sejam feitas na terça-feira (12) com o intuito de facilitar a quebra das rochas pelo martelete.

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Este trabalho é delicado e deve demorar alguns dias. Ainda devem ser retiradas as pedras que ainda estão presas no paredão e correm o risco de queda. Conforme a equipes que está trabalhando no local, desde a última sexta-feira (08) não são percebidos movimentações das pedras. O asfalto, que com o peso das quedas chegou a erguer em alguns pontos, também precisará ser refeito no local.

Com o bloqueio o motorista que estiver em São Vendelino pode pegar a ERS-446 no acesso a Bento Gonçalves e passar pela BRS-470 e RSC-453 até Farroupilha. Os usuários que estiverem em Farroupilha podem realizar o caminho inverso, passando por Bento Gonçalves e acessando a ERS-446, em Carlos Barbosa, até a ERS-122, em São Vendelino. A BR-116, em Caxias do Sul também é uma alternativa para os condutores.

Já a VRS-826, em Alto Feliz, tem o trânsito liberado apenas para carros de passeio e de ônibus intermunicipais.

Confira um vídeo do local: