Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias fará audiência com comunidade para debater concessão do transporte público

Encontro será um espaço para coletar sugestões dos usuários afim de aprimorar edital de licitação do serviço

Foto: Leonardo Portella/Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Leonardo Portella/Prefeitura de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul realizará na próxima quinta-feira (14), a partir das 8h30min, uma audiência pública para apresentar e debater com a comunidade a concessão do transporte coletivo urbano na cidade para os próximos 10 anos. O encontro será realizado no auditório do Centro Administrativo, na Rua Alfredo Chaves, nº 1333, no bairro Exposição, e mostrará ao público os resultados de um estudo realizado pela administração municipal que orientará o edital de licitação da concorrência pública para exploração do serviço.

O objetivo, segundo o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares, é que a audiência seja um espaço para que a comunidade conheça o processo e possa sugerir melhorias no transporte coletivo com o propósito de aprimoramento do edital de licitação, além de esclarecer dúvidas sobre o assunto. “A gestão do prefeito Daniel Guerra assumiu um compromisso de quebrar o monopólio do serviço e planejar mudanças no transporte coletivo. E assim o fizemos desde o primeiro dia da nossa administração. Queremos agora apresentar e debater com os usuários qual o tipo de serviço que a comunidade merece para os próximos anos”, explicou.

O formato da audiência pública prevê a abertura às 8h30min, com tolerância máxima de 15 minutos para o início das atividades. A participação e a manifestação oral ou escrita na audiência pública será precedida de inscrição perante a mesa diretora dos trabalhos, que iniciará 8h30min e finalizará às 8h55min. A mesa diretora fará o controle de exposição, sendo que cada inscrito terá o tempo máximo de três minutos para se manifestar.

A elaboração do edital de licitação para concessão do serviço é liderado pela SMTTM em conjunto com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM). Um dos principais nortes do planejamento da administração municipal prevê que o serviço seja realizado por duas ou mais empresas de transporte a partir do próximo ano, encerrando um monopólio vigente há quase duas décadas em Caxias do Sul. A atual concessão vence em maio de 2020.