Agro Rural

Ponto de Safra será realizado na Praça Dante a partir do dia 27 de outubro

(Foto: Janaína Silva, arquivo/Divulgação)
(Foto: Janaína Silva, arquivo/Divulgação)

A tradicional venda de hortifruti em sacolas a R$ 2 cada será transferida da rua Bento Gonçalves para a praça Dante Alighieri, a partir do dia 27 de outubro. A mudança de local do Ponto de Safra, que acontece sempre às sextas-feiras, atende a uma antiga reivindicação dos feirantes, que consideram a praça um local mais adequado para a venda das frutas e verduras.

O grupo avalia que o novo espaço oferece fácil acesso para os consumidores, especialmente usuários de ônibus, além de ser mais amplo e arejado para a circulação de pessoas. Isso possibilita uma melhor exposição dos produtos.

O novo Ponto de Safra vai reunir 26 bancas, com associações de produtores rurais. (Foto: Janaína Silva/Divulgação)

A decisão de transferir o Ponto de Safra da rua Bento Gonçalves para a praça Dante Alighieri vem sendo avaliada há alguns meses pela equipe da Smapa. O coordenador da feira, Ramon Sirtoli, explica que desde março diversas adequações foram feitas. Uma delas foi o aumento da fiscalização dos produtos como forma de valorizar a qualidade. Para melhorar o acondicionamento dos produtos, a Smapa solicitou que todos os feirantes providenciem tablados de pelo menos cinco centímetros para evitar o contato das caixas de frutas e verduras com o chão. Além disso, foram implantadas melhorias na sinalização e incentivo à formação de associações para profissionalizar os produtores. “A mudança de local é mais um benefício. Nosso objetivo é aprimorar o Ponto de Safra tanto para os clientes como para os feirantes”, ressalta Sirtoli.

O novo Ponto de Safra vai reunir 26 bancas, com associações de produtores rurais. Os feirantes vão se instalar na praça Dante Alighieri (calçada da Av. Júlio de Castilhos), entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval. A ideia é que a circulação de pessoas fique toda concentrada na praça. Os caminhões dos feirantes ficarão estacionados nas duas vias da Av. Júlio de Castilhos.

O trânsito

A partir de 27 de outubro, o trânsito na Av. Júlio de Castilhos ficará interrompido às sextas-feiras, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval, para a realização do Ponto de Safra. O bloqueio ocorrerá das 5h às 18h, período necessário para o funcionamento da feira. O local receberá sinalização informando sobre a interrupção.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) orienta que os condutores que utilizam o percurso no sentido São Pelegrino/Imigrante devem realizar a conversão à direita na rua Dr. Montaury e acessar a Sinimbu. No sentido inverso, Imigrante/São Pelegrino, a orientação é realizar a conversão na rua Marquês do Herval e contornar a quadra pela rua Pinheiro Machado. Nos horários de bloqueio, a linha Rio Branco do táxi-lotação também será desviada pela Pinheiro Machado, retornando à Avenida Júlio de Castilhos pela Dr. Montaury.

Ponto de Safra

– A feira ocorre semanalmente, todas as sextas-feiras, em três locais da cidade: na rua Treze de Maio (entre a rua Sinimbu e Av. Júlio de Castilhos); na rua Moreira César (entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu); e a partir do dia 27 de outubro na praça Dante Alighieri. O horário é das 5h30 às 16h.
– A cada edição do Ponto de Safra são comercializadas mais de 90 mil sacolas (somando as vendas dos três locais).
– O preço de cada sacola é fixo (sendo atualmente R$ 2). O que varia é o peso dos produtos.
– O peso é definido por meio da cotação de preços divulgada pela Ceasa Serra, sendo variável a cada semana.
– Participam do Ponto de Safra 62 Associações de Agricultores, sendo 55 de Caxias do Sul
– A banana é a única fruta comercializada no Ponto de Safra por produtores de outros municípios, já que a cidade não possui produção local desta fruta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul