Comportamento

Secretaria da Saúde lança aplicativo Chamar 192, para facilitar contato com Samu

Chamar uma ambulância para casos de urgência e emergência em território gaúcho agora pode ser realizado via aplicativo para celular.

Foto: Mauro Teixeira/RSCOM
Foto: Mauro Teixeira/RSCOM

Já está disponível nas lojas de aplicativos para smartfones, o Chamar 192 – Samu permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho.

O aplicativo usa as informações cadastradas para agilizar o processo de regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no caso de alguma emergência. O médico que atender ao telefonema saberá previamente informações básicas e localização via GPS, diminuindo o tempo de resposta para a chegada da ambulância.

De acordo com a secretária Arita Bergmann, as vantagens de usar o novo meio para contatar o Samu é a agilidade na conversa com os médicos reguladores, já que ele terá acesso aos dados pré-cadastrados no aplicativo, e o uso do GPS para definir a localização da emergência.

“Às vezes a pessoa não sabe o nome da rua, ou exatamente a localidade onde está. O GPS vai facilitar ao apontar com precisão onde a ambulância deve ir”, disse Arita na solenidade de lançamento, no Palácio Piratini, nesta quarta-feira (6). “Cada segundo economizado no processo de regulação das emergências via Samu é fundamental para salvar uma vida”, ressaltou.

Outro vantagem, diz a secretária, é inibir os trotes: “Sabendo de antemão quem é a pessoa que está ligando, diminui a chance de haver trotes”. Em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.