Caxias do Sul

UPA zona norte atende mais de 5 mil pacientes no primeiro mês de funcionamento

Conforme a SMS a demanda no Pronto Atendimento 24 Horas reduziu 13%. Fotos: Divulgação
Conforme a SMS a demanda no Pronto Atendimento 24 Horas reduziu 13%. Fotos: Divulgação

Comemorando um mês de atendimento, nesta sexta-feira, dia 20, a  Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA) atendeu mais de cinco ml pessoas neste período. Do dia 20 de setembro até o dia 18 de outubro, 5.317 pessoas foram atendidas, uma média de 190 por dia. Do total de usuários, 69,55% são adultos e 30,55%,crianças.

A secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan, afirma que os reflexos da abertura da UPA começam a ser percebidos no Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24h). Houve redução de 13% no número de atendimentos neste mesmo período. “De janeiro a agosto, tínhamos uma média de 419 pacientes diariamente. Um mês após a inauguração da UPA, a média caiu para 365 atendimentos por dia no PA 24h”, informa Deysi. “Continuamos com a expectativa de chegar, com o tempo, aos 30% de redução no número de usuários do Pronto Atendimento, como estimamos ao abrir a UPA”, reforça.

A diretora executiva da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Grando Fonseca, destaca a maior oferta de atendimentos à população. “Com a abertura da UPA, aumentamos a oferta de atendimentos, com dois serviços municipais de urgência e emergência via SUS em Caxias do Sul. A UPA Zona Norte está preparada para acolher até 350 pacientes diariamente”, destacou.

Conforme a SMS a demanda no Pronto Atendimento 24 Horas reduziu 13%. Fotos: Divulgação

A direção da UPA está satisfeita com os resultados desta fase inicial. “Tudo transcorreu conforme o planejado. Estamos atendendo a população com qualidade e agilidade”, avalia Eliana Ferreira, diretora da unidade. “O desafio, de agora em diante, é consolidar a integração com toda a rede de saúde pública do município. Quanto mais alinhados e em sintonia trabalharmos, melhor será para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, completa.

A unidade, por sua localização, é referência em urgência e emergência para cerca de 90 mil moradores da Zona Norte, mas está aberta a toda população. “Qualquer pessoa que procurar a UPA será atendida”, reforça a secretária da saúde, Deysi Piovesan.