Previsão do Tempo

Chuva forte e vento de 100 km/h causam estragos na região sul do Estado

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado segue monitorando o deslocamento da tempestade e alerta para riscos de estragos em todo o estado

Delegacia de Polícia em Dom Pedrito foi destelhada pelo vendaval (foto: divulgação/Prefeitura de Dom Pedrito)
Delegacia de Polícia em Dom Pedrito foi destelhada pelo vendaval (foto: divulgação/Prefeitura de Dom Pedrito)

A região da Campanha e a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul sofreram estragos devido a forte chuva e o vento de mais de 100 km/h que atingiram o estado na manhã desta terça-feira (29). Conforme a Defesa Civil, o município mais afetado é Dom Pedrito, onde o vento chegou a 125 km/h, destelhando casas e derrubando árvores.

Em Dom Pedrito, conforme a prefeitura municipal, grande parte da cidade está sem energia elétrica e as ruas em situação de calamidade. Um caminhão da Central de Doações da Defesa Civil já está a caminho da Fronteira Oeste e Sul carregado com cestas básicas, cobertores, roupas e lonas.

A Defesa Civil também recebeu relatos semelhantes de São Sepé, Santana do Livramento e Bagé, com alagamentos, casas destelhadas e árvores caídas.

A Sala de Situação, vinculada a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, segue monitorando o deslocamento da tempestade e alerta para riscos de estragos em todo o estado.

Capital

O vendaval registrado durante a madrugada desta terça-feira provocou a queda de árvores e falta de luz em Porto Alegre. O incidente mais significativo ocorreu na Estrada da Ponta Grossa, na zona Sul da cidade, onde uma árvore de grande porte caiu sobre um poste.