Comportamento

Forte temporal causa muitos transtornos no estado

Forte temporal causa muitos transtornos no estado
A força do vento provocou estragos em Bento Gonçalves (Foto de internauta)

O temporal das últimas horas provocou vários transtornos em todo o Rio Grande do Sul. Os principais estragos atingiram as regiões da Campanha, Central e Noroeste, mas também provocaram prejuízos na Serra Gaúcha na madrugada desta quinta-feira, dia 19.

Em Bento Gonçalves, vários bairros e em alguns pontos do centro ficaram sem energia elétrica. Foram registradas quedas de postes de energia e árvores nos bairros Aparecida, Botafogo, Progresso, Humaitá, Santo Antão, São Roque, Santa Helena e Maria Goretti. Alguns destalhamentos foram registrados em várias residências e estabelecimentos, inclusive o telhado de uma concessionária no bairro Santa Marta desabou.

O telhado de uma concessionária no bairro Santa Marta desabou

No bairro Botafogo, esquina das ruas Goiânia e São Salvador, uma árvore caiu sobre a rede de energia e segundo populares, houve um princípio de incêndio no transformador e fios de alta tensão se espalharam pela via.

No centro da cidade, vários semáforos ficaram sem operar e os motoristas precisaram redobrar a atenção.

Ao longo da Av. Osvaldo Aranha, várias placas foram arrancadas com a força do vento. Fios de energia elétrica também caíram na via, principalmente na altura do banco Banrisul.

Um poste central no bairro Santo Antão, localizado na primeira curva à esquerda antes de chegar no asfalto de Tamandaré, ficou comprometido em virtude do vendaval e corre risco de cair. Telhados foram arrancados e se espalharam em várias vias de Bento Gonçalves, inclusive em frente do colégio Mutirão.

Um acidente de trânsito foi registrado na curva do morro da antena, no Vale dos Vinhedos, envolvendo um Gol G4 e um Focus Sedan.

Para os condutores que trafegam na BR-470, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) pede cautela e atenção redobrada por conta de árvores caídas em vários trechos da rodovia. A situação mais grave seria nas proximidades do parque de rodeios de Veranópolis e km 180, no sentido Veranópolis/Bento Gonçalves.

Também há registros de árvores caídas em várias partes da ERS-431, que liga Bento a Dois Lajeados.

Confira os registros em alguns pontos do Rio Grande do Sul:

1 – Em Rosário do Sul, na BR-290, km 445, foi registrada uma interrupção parcial
por queda de árvore, trânsito foi desviado pelo acostamento e liberado às 4h40min.

2 – Em Caçapava do Sul, na BR-290, km 330, interrupção parcial por queda de árvore, veículos passam pelo acostamento. Trânsito liberado por volta das 3h.

3 – Em Bagé, na BR-153, km 600,5, interrupção parcial no
sentido interior-capital por queda de barreira. Trânsito liberado por volta das 3h.

4 – Na BR-287, entre Santiago e Jaguari, vários pontos com interrupção total por queda de árvores, equipes ainda não conseguiram chegar a todos eles. Trânsito liberado por volta das 3h.

5 – Em Itaara, na BR-158, km 308, interrupção total por queda de árvore. Trânsito liberado por volta das 3h.

6 – Em Ijuí, na BR-285, km 440, interrupção parcial de pista por queda de árvore. Trânsito liberado por volta das 3h.

7 – Em São Pedro do Sul, na BR-287, km 276, interrupção total por queda de árvore. Trânsito liberado por volta das 3h.

8 – Em São Vicente do Sul, na BR-287, km 313, acesso a Mata, interrupção total por queda de árvore. Trânsito liberado por volta das 4h.

9 – A partir das 4h45, em Tapes, na BR-116, km 361, pista parcialmente interrompida por queda de árvore.

10 – A partir das 5h15, em Soledade, na BR-386, km 255, interdição total da pista por queda de árvore. Veículos conseguem desviar por pátio de restaurante.

11 – A partir das 5h15, em Rosário do Sul, na BR-290, km 485 e 490, interrupção parcial por queda de árvore.

12 – Na BR-158, km 478, em Rosário do Sul, na BR-468, em Palmeira das Missões e na BR-386 – Sarandi, próximo ao posto, também há registros de complicações no trânsito.

13 – Em Tapes, na BR-116, km 361, pista parcialmente interrompida por queda de árvore.

Pelo menos 100 famílias já foram até o quartel dos Bombeiros em Santa Maria em busca de lonas, por destelhamento das casas.

Ventos fortes foram registrados em várias cidades: Porto Alegre as rajadas chegaram a 70 km/h, em Uruguaiana 80 km/h, São Luiz Gonzaga 85 km/h, São Gabriel 87 km/h, Caçapava 88 km/h, Alegrete 92 km/h.

Em Santa Maria os ventos chegaram a 94 km/h, em Livramento 95 km/h, Dom Pedrito 104 km/h e Tupanciretã 105 km/h.

A região Central do Rio Grande do Sul é uma das mais atingidas pelo temporal. Na cidade de Júlio de Castilhos cerca de 400 casas foram danificadas por causa da chuva e do vento. Em Santa Maria, casas nos bairros Cohab Tancredo Neves e Parque Pinheiro Machado também sofreram danos. Os moradores estão sendo atendidos no ginásio do Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil do Estado ainda não tem um levantamento sobre a quantidade de residências afetadas, mas ressaltou que muitas lonas estão sendo distribuídas na região.

Santo Ângelo
Santo Ângelo
Cruz Alta
Vale do Taquarí (Foto: Juremir Versetti)
Santa Maria (Foto: João Vilnei)
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves
Foto: Arthur LM 6, especial