Caxias do Sul

Aprovado projeto que reconhece o Talian como patrimônio imaterial de Caxias

Aprovado projeto que reconhece o Talian como patrimônio imaterial de Caxias

Foi aprovado em plenário, durante a sessão desta quinta-feira (10), o projeto de lei nº 82/2019, que reconhece o Talian como manifestação da cultura de Caxias do Sul. Autora do projeto, vereadora Gladis Frizzo/MDB afirmou que a matéria tem como objetivo coroar toda a história do italiano. Na ótica da emedebista, quem não reconhece sua história, não reconhece sua identidade.

Durante a segunda discussão, nesta quinta-feira (10/10), Gladis e o vereador Velocino Uez/PDT, que costuma falar em Talian no seu dia a dia, utilizaram essa língua para pedir aos colegas vereadores a aprovação da proposta. A estratégia deu certo, pois a acolhida foi unânime.

De acordo com o projeto, o Talian merece tal reconhecimento porque ajudou a escrever a história de progresso e desenvolvimento do Brasil. Além disso, está ligado às origens da formação étnica do Rio Grande do Sul.

A matéria seguirá, agora, para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra. Em 2017, o então presidente da Câmara, Felipe Gremelmaier (MDB), decretou o Talian como a segunda língua oficial de Caxias do Sul.