Caxias do Sul

Viagens do prefeito motivam pedido de esclarecimentos dos Vereadores de Caxias 

(foto: divulgação/câmara)
(foto: divulgação/câmara)


O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, está formalmente convidado a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Vereadores. O requerimento foi aprovado por maioria na sessão ordinária desta quinta-feira (3). Os autores da matéria são Rodrigo Beltrão (PT), Alceu Thomé (PTB) e Velocino Uez (PDT). O convite está previsto na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno da Casa.

Os parlamentares questionam qual os objetivos e resultados das viagens de representação oficial, feitas em 2019 e o porquê de não levar quadros técnicos das secretarias, e sim o irmão, chefe de Gabinete e vereador licenciado, Chico Guerra; sem vice-prefeito, quem assume na ausência do prefeito.

O requerimento indaga a justificativa para não liberar atividades de órgãos diversos, em espaços públicos, como a Praça Dante Alighieri, e medidas para minimizar problemas na saúde, a partir do atraso nas obras da UPA Central 24 Horas, fechada desde 17 de outubro de 2018. Pede a previsão para início de funcionamento dessa unidade de pronto atendimento. Solicita acerca de medidas para que não ocorram problemas como os da UPA da Zona Norte, a partir da chamada gestão compartilhada.

Os vereadores abordaram a nomeação de parentes do prefeito e de secretários, para cargos na Administração Municipal. Questionaram se a medida representaria um descarte da tese, de seleção por currículos, para a nomeação de cargos de chefia, na Administração, mediante critérios técnicos. Perguntaram o porquê da insistência na prática do nepotismo e se o prefeito adotará ações para coibi-lo.