Bento Gonçalves

Disputa de facções, mortes e redução de roubos: a segurança de Bento em números

Disputa de facções, mortes e redução de roubos: a segurança de Bento em números

Uma das cidades mais violentas do Rio Grande do Sul no índice de homicídios neste ano de 2019. Bento Gonçalves dá amostras de que crimes de menor potencial ofensivo estão reduzindo em comparação com o ano passado. Ao menos, é o que mostra o levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública. O estudo aponta que de janeiro a setembro de 2019, Bento registrou queda de 58,44% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 39,18% furto/roubo de veículos e 59,88% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.

Porém, o calcanhar de aquiles da segurança pública municipal são as mortes violentas: 43 pessoas foram assassinadas neste ano na capital do vinho. Apesar de considerar este o maior desafio, o comandante do 3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3° Bpat), tenente- coronel Paulo Cesar de Carvalho, relata que os outros índices criminais da cidade estão sob controle. Pelo menos, no mês de setembro, que teve o registro de dois homicídios, contra seis do mesmo período passado.

“Os índices de homicídio para a cidade de Bento Gonçalves encontram-se estáveis, de acordo com a média histórica do Painel de Resultados da Brigada Militar, que considera os últimos 11 anos”, destaca.

Facções

O avanço de facções criminosas oriundas da Região Metropolitana de Porto Alegre e Caxias do Sul afetam diretamente o número de homicídios. No mês passado, em coletiva de imprensa, o delegado Álvaro Becker, chegou a dizer que o tráfico de drogas estava dominando Bento Gonçalves. Em números, provou-se que 93% das mortes violentas foram provocadas pela disputa de pontos de tráfico de entorpecentes ou por dívidas relativas ao consumo de drogas. “Balas na Cara”, “Manos da Serra” e “Abertos”, seriam as organizações criminosas atuantes na cidade.

A chacina do bairro Municipal, por exemplo, foi ordenada de dentro de um presídio de Caxias do Sul para um grupo de extermínio atacar um bar e matar cinco homens. Uma clara prova de força e disputa pelo eixo do comércio de drogas.

Prisões

No mês de setembro foram efetuadas quatro prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes, três prisões em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, quatro prisões de foragidos da justiça e nove prisões por mandados judiciais. Também foram apreendidos 16 quilos de entorpecentes e diversas armas de fogo. “Temos a convicção de estarmos no caminho certo. Bento Gonçalves é uma cidade segura”, disse o Comandante.

Investimentos

Neste ano, por meio de emendas parlamentares, Bento Gonçalves recebeu cinco viaturas para a Brigada Militar e três fuzis para a Polícia Civil. Além de 14 câmeras de videomonitoramento e coletes. Foram instaladas, ainda, 43 câmeras de videomonitoramento, dessas, oito estão com o sistema LPR, que realiza a identificação de veículos furtados e roubados.