Caxias do Sul

Após restauro, monumento à Itália será devolvido à praça João Pessoa, em Caxias

(foto: divulgação/andré gnatta/prefeitura de caxias)
(foto: divulgação/andré gnatta/prefeitura de caxias)

O Monumento à Itália será devolvido à Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (2), após passar por uma restauração. A cerimônia de inauguração será às 16h, com a presença do prefeito Daniel Guerra que irá fazer a entrega de novas ambulâncias e com uma apresentação do Coral São Brás.

Esculpida, originalmente, em uma pedra única de basalto, a peça, popularmente conhecida como “bota”, foi atingida por um carro em 2017. O impacto resultou na ruptura da monumento. Um diagnóstico dos danos na peça, apontou que houve ruptura da corpo da escultura principal, supressões de outras partes e fissura longitudinal, em todo o corpo da “bota”. O monumento foi transportado até o atelier do artista, André Gnatta, que executou o restauro.

A peça recebeu uma estrutura de ferro em “L” com três centímetros de espessura, encaixada dentro do vão interno da peça, unindo as duas partes afixadas com um soldante especial. O valor do restauro ficou em R$ 14.210,00 e o projeto é de autoria da arquiteta da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Karina Dick.

A execução de todo o trabalho foi acompanhada também pela Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPPAHC) da SMC, por meio da arquiteta e coordenadora Heloise Salvador. O secretário de Cultura, Joelmir da Silva Neto, frisou a importância desse trabalho feito pela administração.