Comportamento

Feira do Livro 2019 inicia nesta terça-feira, em Garibaldi

Feira
Imagem: Alexandre Ungaratto


A Feira do Livro 2019 de Garibaldi começa nesta terça-feira, dia 1º de outubro, às 9h. Diversas atividades gratuitas estão programadas para contemplar públicos diversos, seguindo até o sábado (5). Com o tema “Literatura e Cinema”, a Feira do Livro de Garibaldi tem como patrono Tabajara Ruas, e o slogan “Cinema e Literatura: Um mundo cheio de aventura”, de autoria de Higor Mattei de Melo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cattani.

Durante o dia, teatros, contos de histórias e bate-papos esperam o público. À noite, sessões de cinema e bate papo com escritores, além da apresentação da Orquestra Jovem de Garibaldi. Haverá animação cultural durante toda a Feira, com interação constante com o público presente. A ideia é envolver a comunidade em torno da magia dos livros e do universo do cinema. No sábado, apresentações artísticas de grupos garibaldenses, mateada, troca-troca literário, a tradicional Festa da Criança e a estreia do Musical 2 Gatos do Centro Social São José. Em paralelo às atividades na Praça, o projeto ‘Escritor na Escola’ leva autores para trabalhar o processo criativo nas escolas garibaldenses.

Foto: Edison Vara

Um dos destaques da programação é a presença do patrono, o escritor e cineasta brasileiro Tabajara Ruas. Atuando no cinema desde 1978, Tabajara é conhecido como um dos representantes da genuína cinematografia, dirigiu e produziu cinco longas-metragens: Netto perde sua alma, Brizola tempos de luta, Netto e o domador de cavalos, Os Senhores da Guerra e A cabeça de Gumercindo Saraiva, todos premiados. Escreveu 12 roteiros de longas, diversos curtas, adaptou O tempo e o vento para filme e minissérie na TV Globo e foi consultor da série A casa das sete mulheres.

Tem 9 romances publicados no Brasil e traduzidos em 11 países. Entre outras homenagens, recebeu três Prêmios Açorianos de Literatura, o Prêmio Erico Verissimo, a Medalha do Mérito Farroupilha, o Título de Cidadão de Porto Alegre, a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa e foi condecorado com a ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador.

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação