O Brasil tinha esperanças. Juscelino Kubitschek, recém-eleito presidente em 1956, trazia consigo o slogan “O Brasil vai dar certo” e a seleção canarinho conquistava sua primeira Copa do Mundo de Futebol. Nessa mesma década, João Gilberto lançava seu primeiro disco, “Chega de Saudade”. O álbum foi um sucesso estrondoso, inclusive no exterior, elevando a música brasileira a outros patamares.
Em 2019, João Gilberto veio a falecer, deixando um legado imensurável para a cultura brasileira e mundial. Pensando nisso, os professores dos cursos de comunicação do Centro Universitário – FSG, Camila Cornutti, Felipe Martini, Nivaldo Pereira, Alexandre Derlan e Maikio Guimarães, juntamente com seus alunos, estão organizando um evento alusivo à memória de João Gilberto.
O sarau “Aula Aberta: João Gilberto e a Revolução da Música Brasileira”, ocorre no dia 2 de outubro, na Associação Cultural Casa Paralela, localizada na rua Tronca, 3483, bairro Rio Branco e terá início às 19h30min. A entrada é franca.
Com o objetivo de dinamizar o evento ao público jovem e distante de sua obra, Martini e Cornutti produzem o tributo a partir de diversas expressões culturais. Dentre as quais, os próprios idealizadores, junto com o acadêmico Rafael Bueno, tocarão as músicas do lado A e lado B do disco, ocorrerá a exibição de um minidocumentário e de projeções produzidas pelos alunos de Cinema da disciplina de Cinema Expandido, comandado pelo professor Alexandre Derlan. O evento ainda contará com performance de dança do Núcleo de Dança da FSG e contextualização do período sociopolítico da bossa nova com o professor Maikio Guimarães. A mediação do evento fica por conta de Nivaldo Pereira.
Apesar de ser uma atividade organizada por acadêmicos e professores, a proposta de realizar a atividade fora das salas de aula promove o acesso à cultura para a comunidade em geral, trazendo apresentações de forma didática a fim de que todos possam conhecer mais a fundo a obra de João Gilberto. Ademais, o exercício visa trabalhar a multidisciplinaridade, unindo alunos de diversas matérias dos cursos de comunicação da FSG.
O evento é voltado para quem é fã de bossa nova e para quem tem interesse em aprender um pouco sobre uma das maiores influências no cenário da música nacional e internacional.
SOBRE O ARTISTA
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu em 10 de junho de 1931 na cidade Juazeiro – Bahia e faleceu em 06 de julho de 2019. Sempre teve ligação com a música devido ao fato de vir de uma família de músicos. Em 1950 foi para o Rio de Janeiro e, com o passar dos anos foi se destacando como cantor, violonista e compositor. É conhecido como o “pai da Bossa Nova” pois foi quem deu vida a este estilo musical que é uma mistura de jazz e samba.
Seu álbum “Chega de Saudade”, do final da década de 50, foi o grande responsável pela projeção da música brasileira no cenário internacional, foi um grande influenciador de jovens estudantes da época que vieram a se tornar grandes músicos, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Roberto Carlos, entre outros.
Serviço:
O que: Aula Paralela: João Gilberto e a Revolução da Música Brasileira
Local: Associação Cultural Casa Paralela (Rua: Tronca, 3483, bairro Rio Branco)
Data: 02/10/2019
Horário: a partir das 19h30min
Realização: Centro de Comunicação do Centro Universitário – FSG
Entrada Franca