Garibaldi

DNIT libera tráfego na nova rotatória do Trevo da Telasul

DNIT libera tráfego na nova rotatória do Trevo da Telasul
A reformulação no trevo da Telasul é uma reivindicação antiga da comunidade serrana (Fotos: DNIT/divulgação)

Pouco mais de um ano depois do início das obras, a nova rotatória do Trevo da Telasul, no entroncamento da BR-470 com a RSC-453, em Garibaldi, foi liberada para o tráfego de veículos nesta segunda-feira, dia 9. A obra foi finalizada na semana passada pela superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que agora conclui os trabalhos complementares, e a expectativa é que o novo desenho torne mais seguro um dos mais perigosos acessos rodoviários da Serra Gaúcha.

(Foto: Bruno Mezzomo)
(Foto: Bruno Mezzomo)

A liberação estava prevista em uma solenidade marcada para esta quarta-feira, dia 11, às 10h30min, mas foi cancelada devido à previsão de chuva. Mesmo assim, o tráfego está liberado desde às 15h da segunda-feira, encerrando um processo que se arrasta há pelo menos quatro anos.

O trânsito foi liberado ainda na tarde desta segunda-feira, dia 9

Conforme o chefe da unidade do DNIT em Vacaria, engenheiro Adalberto Jurach, ainda faltam alguns acabamentos no trecho, mas as obras não impedem o trânsito na rotatória.

“A liberação já foi feita, cancelamos o evento em virtude da previsão de muita chuva. A rotatória está funcionando a pleno. Ainda tem alguns acabamentos para fazer, mas não interferem diretamente no trânsito da rotatória”, disse.

A reformulação no trevo da Telasul é uma reivindicação antiga da comunidade serrana, e as obras iniciaram no começo de setembro do ano passado. De acordo com o projeto, a rotatória alongada permite eliminar as filas de veículos no local e aumentar a segurança no entroncamento.

Jurach afirmou que até o final do mês as obras complementares devem estar finalizadas. Nesta semana, a rodovia ainda está sinalizada com cones, aguardando a conclusão do projeto de sinalização do local, que contará com tinta reflexiva para orientação do tráfego à noite, uma vez que não há previsão inicial de iluminação no local.

Além da sinalização, ainda há trabalhos para o plantio de grama e a conclusão de meios-fio ao longo da rotatória.

“Temos alguns meios-fios para concluir, sarjetas, plantio de grama em execução, complementação de algumas placas de sinalização para poder recolher os cones que estão fazendo a sinalização no local. São obras complementares mesmo, e provavelmente até o final do mês se conclui isso tudo”, projetou o engenheiro.

A conclusão da nova rotatória não elimina a possibilidade da construção de uma elevada n o local, considerada como solução definitiva para o trevo. Conforme o DNIT, a estrutura está preparada para se adaptar à duplicação do trecho e à construção de um viaduto, obras que não têm prazo de realização.

O custo total da obra chegou aos cerca de R$ 6 milhões previstos originalmente.

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