O município de Garibaldi conta com duas escolas integrando o Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-UNESCO): as EMEFs Pedro Cattani e Madre Felicidade.
As respectivas diretoras, Márcia Simonaggio e Vanessa Morelatto Hack, acompanhadas da secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, e da coordenadora pedagógica Silvana Pilatti, participaram do Encontro Nacional da Rede PEA-UNESCO, que reuniu cerca de 900 educadores em Ouro Preto (MG), entre os dias 11 e 13 de setembro.
Além de proporcionar momentos de conhecimento e troca de experiência educacionais, o encontro permite fazer uma avaliação do ensino nas escolas garibaldenses, de acordo com Simone. “Com isso podemos ver que nossas escolas têm um nível pedagógico muito bom, além da infraestrutura. Nesse processo, os professores estão muito bem preparados e comprometidos com a educação, e por isso têm nosso reconhecimento”, afirma a secretária.
A Rede PEA-UNESCO foi criada em 1953 e, atualmente, une 11,7 mil escolas de 183 países em torno dos princípios difundidos pela UNESCO, como a construção da cultura da paz, o desenvolvimento sustentável e a cidadania global. Há 569 escolas associadas no Brasil, das quais 246 são públicas.
Participar do encontro nacional é um dos requisitos para que as escolas permaneçam certificadas, uma vez que é onde os educadores recebem as orientações e temáticas a serem trabalhadas no ano subsequente. 2020 será o Ano Internacional da Saúde Vegetal – Fitossanidade.
Foto: Divulgação