A não adesão do município de Caxias do Sul à Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi pauta na sessão ordinária desta quarta-feira (4), no Legislativo caxiense. O assunto foi levantado pelo vereador Paulo Périco (MDB), que se mostrou preocupado já que Caxias é a sede desta região.
De acordo com explanação do parlamentar, líderes políticos da região o questionaram sobre o andamento do processo. Périco ainda criticou a postura do secretário de Planejamento, Fernando Mondadori, que teria questionado a necessidade do município em fazer parte da região.
Na óptica do vereador, é preciso que o Executivo não pense apenas na questão financeira, e sim na integração entre os municípios e no crescimento regional. A partir disso, ele sugeriu que se faça um pedido de informações para que a prefeitura esclareça quando encaminhará o projeto para apreciação do Legislativo.
Conforme o emedebista, o mesmo comportamento do poder público ocorre com a realização do plano diretor. Segundo o emedebista, o Executivo caxiense não consultou ou debateu o assunto com outros municípios, isolando-se. A Região Metropolitana da Serra Gaúcha engloba 14 municípios. Para a participação oficial, é necessária aprovação de uma norma municipal que confirme a inserção.
Para Gustavo Toigo (PDT), a impressão que se tem é que a Secretaria de Planejamento está alheia ao que está acontecendo na região. Ele solicitou que o Executivo explique como serão os modelos de gestão, fontes de recursos e os ganhos da entrada do município no grupo. Elói Frizzo (PSB) pontuou que planejar e atuar regionalmente são fundamentais para o desenvolvimento do município.