A entrada do plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre serve de espaço para várias exposições de obras de arte e mostras fotográficas, porém uma exposição chamou a atenção de quem passava pelo local, montada pelos Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) e apoiada pelo gabinete do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que encaminhou a reserva do espaço, a exposição chamada Independência em Risco criou polêmica.
A exposição com desenhos de humor inaugurada na segunda – feira (02) trazia ilustrações críticas ao Governo Federal, com destaque a uma charge, na qual, Bolsonaro estaria ajoelhado, lambendo o sapato de Donald Trump, presidente americano e entregando o Brasil em uma bandeja. A exposição iria até o dia 19 de setembro, porém a presidente da casa, a vereadora Mônica Leal (PP) suspendeu a exposição.
ALguns artistas e vereadores se queixaram da censura, porém Mônica sustenta que uma parte dos desenho sé ofensiva e naquele local costumam ser exibidas obras visuais de cunho histórico ou artístico.