Caxias do Sul

Consulta Popular 2019 inicia nesta quarta-feira em Caxias do Sul

(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Os computadores para realização da Consulta Popular 2019 estão disponíveis no andar térreo do Centro Administrativo da prefeitura de Caxias do Sul, a partir desta quarta-feira (4), das 10h às 16h. Os equipamentos ficam à disposição da comunidade até sexta-feira (6). Para acessar pela internet, clique AQUI.

Outros locais também receberam os computadores para o registro do voto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), o horário também será das 10h às 16h. No Banco do Vestuário, na Rua Francisco Camatti, nº 792, bairro Madureira, das 10h às 16h. Na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, que fica no 2º andar da Casa da Cultura, na Rua Dr. Montaury, nº 1.333, bairro Centro, será das 8h às 18h, e no Procon Caxias do Sul, na Rua Visconde de Pelotas, nº 449, bairro Centro, a votação ocorrerá das 10h às 15h.

Projetos

– Agricultura Familiar
– Apoio a implantação do INOVA RS – Programa de Inovação na Região do Corede Serra
– Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais: Metalmecânico, Moda, Moveleiro e TIC
– Integrar o Turismo na Região Funcional 3 – Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra fortalecendo o Circuito Integrado de Turismo da Serra
– Qualificação dos Servidores Municipais para Licenciamento Ambiental

O que é Consulta Popular?

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Para a Consulta Popular 2019 o valor disponibilizado é de R$ 20.000.000,00.

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Assembleias Públicas Regionais, Assembleias Públicas Municipais e Assembleias Regionais Ampliadas. Nos encontros é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em na votação da Consulta Popular.