Cidades

Fenachamp abre muito prestigiada por público e políticos

Fenachamp abre muito prestigiada por público e políticos
Após os discursos um brinde abriu oficialmente a Fenachamp 2017

Algumas centenas de convidados, muitas autoridades e representantes de todos os municípios com vocação vitivinícola da serra marcaram presença na tarde/noite de ontem na abertura de mais uma edição da Fenachamp, em Garibaldi.

Cavani e Miolo, levaram suas preocupações ao deputado Mauro Pereira

Nos discursos das autoridades ficou patente a necessidade e o desejo da ampliação dos pavilhões da Festa, que desde a sua primeira edição, em 1981, nunca foram ampliados. O prefeito Antônio Cettolin foi o primeiro a manifestar o desejo ao agradecer o empenho do presidente da festa, Clóvis Furlanetto, que pela terceira vez preside o evento.

Luis Carlos Cella, marcou presença no estande da Peterlongo

O deputado federal Mauro Pereira reiterou que existe uma emenda sua destinando R$ 1.100.000,00 para ampliação e modernização dos pavilhões. Pereira estendeu sua permanência após a solenidade de abertura e conversou com diretores de empresas vitivinícolas de quem ouviu as reclamações já conhecidas: a carga de impostos é muito injusta, tornando os vinhos estrangeiros mais atraentes do que os nacionais, apesar da reconhecida qualidade da produção local. “Como Deputado Federal vamos tentar fazer alguma coisa. O próprio Governador Sartori também abe desta dificuldade e já conversamos com o Ministro Meirelles e com o presidente Temer. Prometo que até o final do ano teremos alguma novidade em busca da justiça tributária para o setor”.

O presidente da Festa, Clóvis Furlanetto destacou a presença de 23 vinícolas locais e uma catarinense, além da farta gastronomia que abrange 70 tipos diferentes. Mas, atenção, é preciso levar dinheiro, pois comida e bebida são comercializadas no interior dos pavilhões.

Entre as autoridades presentes é possível destacar as presenças, de outros deputados como Giovani Cherini, Sérgio Turra, Ronaldo Santini, o conselheiro do Tribunal de Contas, Alexandre Postal, além de prefeitos e vereadores de toda a região.

Fotos Gerson Lenhard
João, e Jones Valduga com o deputado Mauro Pereira

Nos dias em que os pavilhões estarão abertos – sextas, sábados e dominós além da noite do dia 11 e no feriado do dia 12, sempre haverá atrações musicais. O parque ainda disponibilizará atividades alternativas e radicais, como o bunge jump.

O que chama a atenção na festa deste ano é a presença de vinícolas de todas as cidades da região, diferentemente do que ocorria em outras décadas quando praticamente apenas as casas de Garibaldi preenchiam os estandes.