Caxias do Sul

Família pede ajuda para compra de alimentação especial de menino em Caxias

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Os familiares do menino Yago Guerra de Lima, de 9 anos, buscam ajuda para a compra de uma alimentação especial para o menino, que sofre de paralisia cerebral, hemiplegia flácida esquerda e tem o espectro autista. O menino teve meningite meningocócica aos três meses de idade e ficou com sequelas físicas e cerebrais após sofrer três convulsões e oito paradas cardíacas.

Após consultas com diversos médicos, ficou comprovado que ele não consegue se alimentar com sólidos. Foi receitado, por uma nutricionista, um suplemento especial que custa cerca de R$ 50,00 por lata. Ao todo, o menino utiliza, em média, 26 latas por mês, gerando um total de mais de R$ 1,3 mil mensais.

A família havia conseguido o direito de retirada desse suplemento pelo município, porém a algum tempo não há estoque dessa alimentação. Agora, os familiares buscam, via judicial o direito de receber a alimentação. Nesta terça-feira (03), o menino irá consultar com um gastroenterologista. O objetivo é conseguir um laudo técnico pericial que será entregue na defensoria pública para dar encaminhamento com o processo.

Até lá a família, que mora no bairro Por do Sol, Zona Norte de Caxias do Sul, pede ajuda para conseguir a alimentação que o garoto necessita. Após algumas campanhas pelas redes sociais, já foram arrecadadas algumas latas, porém, ainda é pouco. Foi organizado uma vaquinha on-line para arrecadar o dinheiro que pode auxiliar na compra.

A secretaria de Saúde de Caxias do Sul confirma que o suplemento está em falta desde o mês de junho, mas alega que o motivo e a normalização são de responsabilidade da secretaria de Saúde Estadual, que diz que a licitação para a compra deve ser concluída ainda neste mês.

Com isto, a regularização de estoques deve ocorrer com brevidade. O procedimento iniciou em maio, mas já foi impugnado três vezes por fornecedores, gerando atrasos.
Quem desejar ajudar, pode entrar em contato pelo telefone (54) 9.9204.3969, com Daniela.