Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul realizaram nesta quarta-feira (28), a análise do brinquedo, no qual duas jovens ficaram feridas, no Eco Parque, em Nova Roma do Sul.
De acordo com o IGP, o laudo pericial deve estar concluído em 90 dias, mas é possível levantar a hipótese de que pode ter havido uma falha mecânica no brinquedo.
O caso aconteceu na tarde de sábado (24), quando duas mulher estavam na estrutura do brinquedo, que imita o movimento de um balanço. Antes de realizar o pêndulo, ainda no momento que era içado, o brinquedo sofreu alguma falha, derrubando bruscamente as jovens. Uma das vítima teve as duas pernas fraturadas.
Confira a nota divulgada na íntegra:
O trabalho com turismo representa a entrega de seu tempo e de sua capacidade em uma atividade capaz de levar novas experiências, novas relações, novos conteúdos e novos conhecimentos à sociedade. Dentro desse campo, decidir trabalhar com Turismo de Aventura é decidir colocar em prática o sonho de uma vida mais plena de natureza, de superações, de felicidade e compartilhamento. É sobretudo, proporcionar aos outros vivenciar experiências marcantes em suas vidas. Sendo assim, há mais de 19 anos a Cia.
Aventura nascia com a ideia de transformar o sonho de vivenciar momentos especiais na natureza partilhado por muitas pessoas em realidade. Foram anos de aprendizado, de discussões, de aperfeiçoamento e capacitação. Estivemos juntos nos primeiros momentos de organização do produto de aventura no Rio grande do Sul. Fomos uma das pioneiras do turismo de aventura na Região Uva e Vinho. Respaldados por essa experiência, há 11 anos surgia o Eco Parque Cia Aventura colocando, definitivamente, Nova Roma do Sul no Mapa do turismo de aventura do Brasil
Trabalhar com segurança, em locais apropriados, com equipamentos seguros e constantemente vistoriados, capacitar nosso atendimento e oferecer ao visitante experiências de aventura em contato com a natureza nos levaram a construir um dos maiores centros de lazer de turismo de aventura do Rio Grande do Sul.
Porém, desde cedo compreendemos que trabalhar com turismo de aventura, significa gerenciar riscos e administrar os possíveis fatores que induzam a acidentes ou incidentes para que se aproximem do zero. E esse foi sempre nosso trabalho.
Infelizmente nesse final de semana, depois de 19 anos de atuação da Cia Aventura e de 11 anos de atuação do parque, ocorre um acidente e que nos causa profunda tristeza pelo ocorrido. Nesse momento, nos cabe em primeiro lugar prestar toda solidariedade e empenho junto às vítimas e suas famílias. Felizmente, uma das vítimas já está em casa e continuamos ao lado da família da segunda vítima ainda hospitalizada.
Cabe ainda colaborar para darmos toda atenção à perícia do equipamento para descobrir que possível falha possa ter ocasionado o acidente e corrigir qualquer probabilidade de um novo acidente.
Continuamos firmes no propósito de prestar toda atenção às nossas visitantes que, por força de uma fatalidade, sofreram tais consequências e na fé firme de que logo, ambas, estarão totalmente recuperadas. Prosseguimos na luta em oferecer o melhor produto de turismo de aventura possível, o mais confiável e seguro. O Eco Parque esta seguro de que esse acidente será sanado e que continuaremos a oferecer experiências positivas às milhares de pessoas que já estiveram conosco nessas aventuras.
Estamos cientes de nosso preparo, nossas responsabilidades, nossas capacitações e o apoio que temos recebido de todos, inclusive das famílias das nossas “visitantes acidentadas”, nos faz entender que podemos superar logo essa sensação de tristeza que nos acomete agora e, juntos com nossos clientes e amigos, celebrar a vida com muita aventura segura em nossas terras.
Julio Cesar de Borba
Eco parque Cia Aventura