A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) através de ofício enviado à Câmara de vereadores de Farroupilha, explicou a forma de cobrança realizada pela RGE em na cidade. Segundo a Agência reguladora, não há aumento do valor cobrado no termo “consumo bandeira verde – TE”.
A RGE esteve em dois momentos no Legislativo, em 15 de abril e 26 de junho deste ano, onde ela explicou suas ações e processos de cobrança. O pedido feito para que a Aneel analisasse a situação ocorreu em maio deste ano, tendo a resposta sido entregue nesta semana.
O ponto de maior divergência por parte da população era referente as bandeiras tarifárias. Desde 2015 divididas nas cores verde, amarela e vermelha, as bandeiras indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade. Apenas a cor verde é isenta da cobrança extra.
Atualmente a conta de energia elétrica divide-se em: a tarifa de energia (TE), tarifa de uso (TUSD), impostos e bandeiras.
Após debate, a empresa distribuidora alterou o termo que era usado, “consumo bandeira verde – TE”, por apenas “TE”, a fins de evitar novas dúvidas por parte dos consumidores.
Caso o consumidor tenha dúvidas é possível acessar o site da RGE, onde a empresa disponibiliza informações e um modelo que facilita a compreensão da conta de luz.