Caxias do Sul

Economia caxiense volta a crescer em agosto e acumulado do ano chega a 3,9%

Indústria cresceu 2,2%
 e comércio registrou alta de 10,3% em agosto. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)
Indústria cresceu 2,2% e comércio registrou alta de 10,3% em agosto. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

A economia caxiense voltou a dar sinais consistentes de recuperação em agosto. De acordo com os números apresentados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) na tarde desta quarta-feira, dia 4, o crescimento econômico foi de 2,6% em agosto na comparação com julho deste ano. No acumulado do ano, o incremento já é de 3,9%.

O crescimento em agosto foi puxado principalmente pela retomada do comércio, que teve uma alta de 10,32% na comparação com o mês anterior. A indústria também demonstrou sinais de recuperação, com alta de 2,2% e somente os serviços ainda sofrem com a recessão, apresentando um desempenho 1,4% menor na comparação entre agosto e julho.

Indústria cresceu 2,2% e comércio registrou alta de 10,3% em agosto. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

O assessor de Economia e Estatística da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Mosár Leandro Ness, diz que os números são animadores na medida em que indicam a saída da crise. Ele projeta, ainda, que os indicadores devem se manter estáveis até o fim de 2017. “Nós esperamos que o crescimento se mantenha na ordem dos 3% até o final do ano. Essa é a nossa expectativa. Se ela se confirmar, para o comércio vai ser uma arrancada muito boa. Em agosto do ano passado tínhamos uma depressão de -22,5%, em agosto desse ano estamos com 1,5% positivo. É um salto que nós tivemos”, argumenta.

O vice-presidente de Indústira da CIC, Carlos Zignani, alerta que a retomada pode ser menor no mês de setembro. Segundo ele, os feriados de 7 e 20 de setembro podem influenciar negativamente na produção das empresas, mas uma eventual diminuição seria um fato isolado e não preocupa para a sequência de 2017 e na expectativa para 2018. “Se tivermos alguma surpresa em setembro não será nenhum fato alarmante, muito pelo contrário, nós estamos percebendo que a economia volta a empregar, o crescimento da produção está acontecendo e nós temos uma certeza de que Caxias do Sul está retomando e vai fechar o ano com a economia em crescimento”, garante.

Outro indicador de recuperação da economia caxiense é a criação de vagas de trabalho. Em agosto, foram 296 novos empregos, passando de 159.159 para 159.455. Apesar da ligeira retomada, o número ainda é muito inferior ao registrado nos anos de ouro da economia, quando Caxias chegou a ter mais de 183 mil postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o saldo também é negativo, com o fechamento 2.452 vagas de emprego.