Diversos convidados participaram do lançamento do INOVA.RS, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.
Com o objetivo de incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, o INOVA.RS é a primeira iniciativa da atual gestão em prol da inovação tecnológica e faz parte da agenda de desenvolvimento proposta pelo governador Eduardo Leite.
O programa prevê oito ecossistemas de inovação – nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales – buscando fortalecer as atividades empreendedoras mais vocacionadas de cada área. A finalidade é tornar o RS um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos alicerçados na tecnologia e no conhecimento.
De acordo com o titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), Luís Lamb, a intenção é conectar o RS para que, até 2030, o Estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.
“O mundo mudou muito. Se no passado medíamos riqueza em barris de petróleo, hoje medimos em tecnologia. Pensando nessa nova economia, o governador recriou a secretaria, colocando a palavra ‘inovação’ no início, como prioridade, e nos deu a missão de criar instrumentos para estimular o desenvolvimento através da inovação”, destacou o secretário.