Comportamento

Após morte de peixes, Samae divulga resultado da análise da água do Dal Bó

Fotos: Mauro Teixeira/RSCOM
Fotos: Mauro Teixeira/RSCOM
Amostras coletadas na área onde foram encontrados peixes mortos não apresentaram contaminantes. Diminuição da concentração de oxigênio é a provável causa da morte. Fotos: Mauro Teixeira/RSCOM

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) divulgou nesta segunda-feira (19), o resultado da análise de amostras coletadas em represa do Sistema Dal Bó, próximo ao local onde foram encontrados peixes mortos no início do mês. De acordo com a nota, após analisados parâmetros físicos, químicos e biológicos, não foram encontrados contaminantes na água. As análises foram realizadas em laboratório externo à autarquia.

O resultado permite indicar que a provável causa da morte dos peixes tenha sido a diminuição na concentração de oxigênio na água, em virtude da presença de grande quantidade de macrófitas (plantas aquáticas) no local.

Nos próximos dias, será providenciada a remoção de uma parte das macrófitas da represa, na área mais próxima de onde foram localizados os peixes mortos. A autarquia também está encaminhando a contratação de máquinas para o manejo das macrófitas ao longo dos próximos meses.

A nota do Samae também esclarece que o fato não altera a qualidade da água distribuída para a população. Depois de captada, a água das barragens do Dal Bó é tratada na Estação de Tratamento de Água Borges de Medeiros e passa por rigorosas análises a fim de atender aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.