Comportamento

Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio chamada de "feia" será remodelada

Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio chamada de "feia" será remodelada
Imagem está alocada em um terreno baldio em Caravaggio (Foto: Emilio Nunes)

A antiga estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, chamada de “santa feia” será remodelada e colocada junto ao Recanto do Rosário, no Santuário de Caravaggio. O trabalho, que iniciou há duas semanas, será realizado pelo artista Gilmar Pocai, o mesmo que construiu a nova imagem instalada na RSC-453, no trevo que da acesso ao Santuário, em Farroupilha.

A obra está em fase de construção da base que sustentará a estátua. A ideia inicial é que a disposição da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e de Joaneta sejam modificadas. Neste projeto, elas serão postas uma ao lado da outra, de frente para o sentido do Santuário. Entre elas deve haver um olho d’água – que será captada da própria chuva – cuja finalidade é enriquecer e embelezar ainda mais o cenário.

(Foto: Emilio Nunes)

Conforme o reitor do Santuário, Padre Gilnei Fronsa, o objetivo é deixar a antiga imagem com traços mais delicados, além de fixar a imagem em um local onde os romeiros possam se aproximar para rezar e tirar fotos.

“Tão logo nos cumprimos a etapa que foi reconceituar toda a rotula na RSC-453 com a estátua nova, nós tínhamos a promessa de remodelar a antiga imagem. A partir de então decidimos o lugar e começamos o trabalho a cerca de duas semanas. O nosso artista Gilmar Pocai, irá restaurar a imagem antiga dando pra ela traços mais delicados e manifestar traços mais humanizados e realistas. E vamos fixar ela na parte de trás do Santuário junto ao nosso recanto do Rosário”, destaca.

Base para fixar a imagem já esta sendo construída (Foto: Emilio Nunes)

De acordo com o Padre Gilnei, não há uma previsão para entrega da obra, uma vez que os recursos serão angariados através a venda do Manual dos Devotos, livro desenvolvido pela equipe do Santuário.

“Não temos uma data definida para concluir a obra, até porque os recursos serão obtidos através da venda do livro Manual dos Devotos que já esta sendo comercializado. Mas não temos pressa vamos fazer com calma e tenho certeza que será uma bela obra que estará a disposição dos romeiros aqui no santuário” salienta.

Estátua ficará junto ao Recanto do Rosário (Foto: Emilio Nunes)

A obra deve custar em torno de R$ 60 mil, custeado com recursos da venda do livro Manual do Devoto, que está sendo comercializado na sala do objetos ao valor de R$ 6. Todo o trabalho de remodelação da imagem será realizado a céu aberto, assim a comunidade poderá acompanhar de perto o do trabalho do artista Gilmar Pocai.