Mundo

EUA se declara favorável à nomeação de Eduardo Bolsonaro à embaixada brasileira

(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

O Itamaraty foi informado nesta quinta-feira (8) que o governo americano é favorável à nomeação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como embaixador da embaixada brasileira em Washington, nos EUA.

A resposta foi obtida por meio de uma consulta feita pelo Itamaraty no final do mês de julho. A consulta foi enviada ao Departamento de Estado americano, que deu retorno positivo ao Brasil, cerca de duas semanas depois.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia elogiado, não apenas o governo do presidente Jair Bolsonaro, mas também a escolha de Eduardo para a embaixada do Brasil, durante uma entrevista no dia 30 de julho. Na ocasião, Trump ainda comentou que não considerava a indicação de Bolsonaro como nepotismo, pois considerava Eduardo uma excelente escolha.

Próximos passos

O nome de Eduardo ainda deve ser aprovado pelo Senado. Ele será sabatinado na Comissão de Relações Exteriores da Casa e depois precisa ter a maioria dos 81 votos dos senadores no plenário.

Uma grande parte dos integrantes do Senado assinou na terça-feira (6), uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que veda a prática do nepotismo, o que impediria a indicação do deputado.

O texto da proposta também diz que o descumprimento da lei implicará a nulidade do ato e punição por ato de improbidade administrativa.