Caxias do Sul

Mesmo após manutenção, lombadas eletrônicas continuam marcando errado em Caxias

(foto: arquivo/RSCOM)
(foto: arquivo/RSCOM)

Os motoristas que trafegam pela BR-116, em Caxias do Sul, estão tendo uma surpresa negativa. Ao passar por algumas lombadas eletrônicas a velocidade aferida pelo equipamento fica muito acima da marcada pelos veículos, inclusive, em alguns casos, estão recebendo as autuações por excesso de velocidade.

Gil da Silva Carvalho foi um motoristas que recebeu a multa por excesso de velocidade. Ele relata que conduzia a sua moto quando passou no aparelho localizado no km 144 da BR-116, no bairro Castelo, a uma velocidade em torno de 30 km/h e o medidor apontou a velocidade de 70 km/h, gerando a infração.

“Entrei em contato com o Dnit de Vacaria, a pessoa que me atendeu sabia dos casos, mas disse que não era válida minha posição, pois os equipamentos haviam passado por manutenção há poucos dias. Somente naquela semana (da autuação) que talvez haveria erros de leitura por que os equipamentos estavam em manutenção. Sobre o dia que levei a multa, ela disse que não podia fazer nada. Entrei com recurso, mas pelo jeito vou ter que arcar com o prejuízo”, contou Gil.

Em nota, a Polícia Rodoviária Federal informou que, em relação às barreiras eletrônicas, a instalação, aferição e operacionalização são de inteira responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e que já encaminhou algumas das reclamações recebidas em relação a divergência entre velocidade apurada pelos aparelhos em relação à velocidade de circulação diretamente ao Dnit.

A reportagem entrou em contato com o Dnit para esclarecer a situação e obteve a seguinte resposta:

O DNIT informa que, juntamente à empresa contratada, está trabalhando para solucionar os problemas reportados.

Informamos que para estes casos, onde a velocidade registrada no display é superior à praticada, não deverão ser geradas notificações de autuação e penalidade.