Os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente voltaram ao Canil Municipal na tarde da última terça-feira (6) para uma nova vistoria. No dia 4 de julho, a Comissão esteve na sede do abrigo e solicitou melhorias emergenciais em questões como a rede elétrica e a infestação de ratos no espaço, que hoje abriga 900 animais (850 cães e 50 gatos).
Na segunda visita, pouco mais de um mês após a primeira vistoria, os vereadores perceberam que as emergências foram inspecionadas. O presidente da Comissão, vereador Renato Oliveira (PCdoB), a vereadora Tatiane Frizzo (SD) e o vereador Rafael Bueno (PDT) realizaram uma vistoria surpresa à estrutura e foram recebidos pela veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ana Caroline Rossi.
De acordo com a veterinária, o município articulou com uma empresa terceirizada as obras emergenciais na rede elétrica do canil e a previsão é de que esta parte dos trabalhos esteja pronta nos próximos dias. Com relação à infestação de ratos, a veterinária informou que foi dado início ao processo de desratização, o que justificaria o encontro de um grande número de ratos mortos nos últimos dias, fato também denunciado por funcionários.
Ainda, segundo a veterinária, a alta rotatividade dos funcionários da empresa terceirizada contratada para limpar o canil e também fornecer água e comida aos animais gera grande parte das dificuldades na manutenção. Dos oito funcionários que deveriam realizar o trabalho, apenas quatro, em média, se apresentam para a função diariamente.
Segundo o presidente do grupo parlamentar, Renato Oliveira, a situação do contrato da empresa e as falhas na fiscalização do cumprimento deste contrato por parte da prefeitura deverão ser investigadas pela Comissão da Câmara nos próximos dias.