Encerrou na última semana o 24º Jamboree Mundial Escoteiro, realizado em West Virginia, nos Estados Unidos. Considerada a maior atividade escoteira realizada pelo Movimento Escoteiro em 112 anos de história, o evento reuniu 45 mil participantes de mais de 158 países. O Brasil teve o quarto maior contingente, com 1.400 pessoas e do Rio Grande do Sul participaram aproximadamente 200 gaúchos.
Os escoteiros de Garibaldi, foram um dos tantos grupos participantes que integraram as tropas brasileiras no Jamboree, contando com os jovens, Laura Schubert Brugalli, Enzo Bosa, Victor Nicolini Brufatto, Gabriela Sebenello Soares, Maria Gabriela Fontana e Ana Laura Emer Spadini, acompanhados pelo Chefe Gilberto Gilvan Couto Soares e os Pioneiros Enzo Busa Trentin, Augusto Leal, Leonardo Schubert Brugalli e com o Chefe Ivan Brugalli e a visitante Lisiane Tedesco Orlando.
Os escoteiros participaram de dezenas de atividades de aventura ao ar livre como rafting, arvorismo, escalada, mountain bike e trilhas. O intercâmbio cultural também foi importante com a realização de um dia festivo inteiro para apresentação da cultura brasileira com refeições típicas compartilhado com escoteiros de outros países, além de brigadeiro, chimarrão, rapadura e festa junina.
A cerimônia de abertura do Jamboree, realizada em 22 de julho, contou com a participação do Embaixador Mundial do Movimento Escoteir e com o apresentador de TV britânico Bear Grylls.
Ao final do evento o Secretário Geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, Ahmad Alhendawi, subiu ao palco e convocou a todos os escoteiros para levarem os ensinamentos do Jamboree Mundial de volta para os seus países de origem. “Os escoteiros construíram uma grande cidade fundada na unidade e compreensão. Vocês realmente deram o exemplo de como o mundo lá fora deveria ser”, discursou Ahmad. O ex-Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, também subiu ao palco e convidou a todos os escoteiros para o próximo acampamento mundial que será realizado em 2023 na Coréia do Sul. Ban Ki-moon encerrou o Jamboree lembrando a todos os presentes o papel de liderança e a responsabilidade diária de construir um mundo melhor, em especial com a promoção da paz e o desenvolvimento sustentável, “não temos um plano B porque não temos um planeta B”.
Sobre o Jamboree Mundial Escoteiro
O Jamboree Mundial é o maior acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos em um país diferente. A reserva onde o acampamento aconteceu tem mais de 4,000 hectares de área em meio à natureza. São mais de 158 países de todo o mundo representados por mais de 36.000 jovens e 9.000 voluntários. Esta é a 24° edição do acampamento mundial, que aconteceu pela primeira vez em Londres, na Inglaterra, em 1920, há quase um século.
Sobre o Escotismo no Brasil
Os Escoteiros do Brasil contam com mais de 100 mil participantes em todo o país, dos quais 25 mil são voluntários adultos e nosso Grupo conta com 76 jovens e 18 adultos voluntários. Para se juntar como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Essa faixa etária compreende quatro ramos distintos: lobinho (6,5 aos 10), escoteiro (11 aos 14), sênior (15 aos 17) e pioneiro (18 aos 21). A partir daí, a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.