Caxias do Sul

Junho fecha com segundo pior desempenho econômico de 2019 em Caxias do Sul

Junho fecha com segundo pior desempenho econômico de 2019 em Caxias do Sul


Os dados do desempenho econômico de Caxias do Sul do mês de junho foram divulgados nesta terça-feira (6) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e apontaram que a economia caxiense sofreu uma queda de 6,1% em comparação ao mês de maio.

O mês de junho apresentou a segunda maior queda no desempenho neste ano, perdendo apenas para janeiro (6,2%), que é um mês de tradicional baixa no comércio e produção industrial.

Todos os setores apresentaram desempenho negativo. O Comércio apresentou o menor desempenho, -19,2%, a Indústria, -4,4% e os Serviços, -1,6%. Na comparação com junho de 2018, em que se elimina a sazonalidade, foi constatado um crescimento de 5,8%.

No acumulado do ano, em que se compara o primeiro semestre de 2019 com mesmo período do ano anterior, todos os setores aceleraram, atingindo 7,6%. Resultado bastante  significativo, pois supera o indicador acumulado 12 meses, sinalizando tendência de crescimento superior ao ano anterior. Ao analisar os setores, o Comércio apresentou um incremento de 18,4%, os Serviços, 9%, e a Indústria, 3,4%.

No indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica mostra aquecimento de
7%, número igual ao verificado no mês anterior, o que indica estagnação do indicador. Ao se verificar por setores nota-se o Comércio com o maior índice entre os três (9,1%), os Serviços, 7,2% e a Indústria com índice 6,2%.