Um grupo armado invadiu nesta terça-feira (06), a Casa da Moeda do México e roubou o equivalente a 50 milhões de pesos mexicanos em ouro (cerca de R$ 10,1 milhões), os criminosos roubaram diversos relógios e medalhas e moedas de ouro.
Os primeiros relatos indicam que dois homens armados e vestidos de terno chegaram ao local em motocicletas. De acordo com o portal de notícias Milenio, eles ameaçaram um segurança, entraram na Casa da Moeda e foram diretamente para o cofre. A dupla conseguiu abrir o cofre e pegar relógios e medalhas.
O crime foi confirmado por fontes da Secretaria de Fazenda e Crédito Público à Agência Efe. Funcionários da Secretaria de Segurança Cidadã da Cidade do México já estão prestando depoimento sobre o caso.
De acordo a polícia local, os assaltantes fugiram de moto. Já o guarda do local e dois dos oito funcionários foram detidos por sua suposta cumplicidade no ataque.
A Secretaria de Segurança Pública da capital informou que possui imagens dos criminosos, fornecidas por um gerente de uma empresa próxima.
A Casa da Moeda do México é um órgão descentralizado do governo federal vinculado ao Ministério da Fazenda e do Crédito Público (PCH).
A imprensa local afirmarma que o grupo armado levou 1.500 centenários de ouro, avaliados em 50 milhões de pesos mexicanos, do local. O centenário é uma moeda cunhada pela primeira vez em 1921 para comemorar os primeiros 100 anos da Independência Mexicana.
Apesar de não ter uso corrente, o centenário é muito procurado por colecionadores. A moeda tem 34 gramas de ouro puro e preço estimado de 37,5 mil pesos mexicanos cada (cerca de R$ 7,6 mil).